Morreu o primeiro homem a receber transplante de coração de porco, acaba de avançar a AFP. David Bennett, de 57 anos, morreu dois meses após a cirurgia.
A cirurgia foi feita na Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos da América, nos primeiros dias de janeiro, e marcou a primeira vez que um porco geneticamente modificado foi usado como doador de órgãos.
O processo experimental, que durou nove horas, substituiu o coração do homem pelo de um porco de 1 ano e 100 quilos criado especificamente para este fim.
#BREAKING First person to receive pig heart transplant dies after 2 months: hospital pic.twitter.com/290CEJG6ED
— AFP News Agency (@AFP) March 9, 2022
Depois de se tornar conhecido mundialmente, o passado violento do homem foi também tornado público. Leslie Shumaker Downey, norte-americana, revelou no programa Today, da Radio 4, que Bennett tinha sido condenado por esfaquear o irmão dela, Edward Shumaker, deixando-o paralisado.
Ainda segundo Leslie, o crime ocorreu em abril de 1988, naquilo que terá sido um ataque de ciúmes. A mulher de Bennett ter-se-á sentado ao colo de Shumaker -que tinha 22 anos na altura - e foi esfaqueado sete vezes nas costas. Bennett, considerado culpado de agressão e porte de arma, foi condenado a dez anos de prisão.
À data, o Centro Médico da Universidade de Maryland defendeu que os crimes passados não desqualificam os pacientes.
[Notícia atualizada às 15h31]
Leia Também: Pela primeira vez, homem recebe transplante de coração de um porco