Comissão Europeia cria página de internet de informação aos refugiados
A Comissão Europeia criou uma página na internet destinada a prestar informação aos ucranianos que estão a abandonar o país, tendo já fugido da guerra mais de dois milhões de pessoas.
© Shutterstock
Mundo Ucrânia
A página está disponível em inglês desde terça-feira e inclui, a partir de quinta-feira, uma versão em ucraniano.
Bruxelas pretende, com esta iniciativa, dar informação de base sobre os direitos que os refugiados têm quando entram na União Europeia (UE), como a elegibilidade para proteção temporária.
A página é acessível a partir do endereço https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/stronger-europe-world/eu-solidarity-ukraine/eu-assistance-ukraine/information-people-fleeing-war-ukraine_en .
A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de mais de 2,1 milhões de pessoas para os países vizinhos -- o êxodo mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.
A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 14.º dia, provocou um número ainda por determinar de mortos e feridos, que poderá ser da ordem dos milhares, segundo várias fontes.
Embora admitindo que "os números reais são consideravelmente mais elevados", a ONU confirmou hoje a morte de pelo menos 516 civis até terça-feira, incluindo 41 crianças.
Leia Também: Ucrânia. Número de refugiados ultrapassa 2,1 milhões
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com