O Governo japonês vai congelar os ativos do Belagroprombank, do Bank Dabrabyt e do Banco de Desenvolvimento da República da Bielorrússia a partir de 10 de abril, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em comunicado.
Estas sanções juntam-se a outras anteriormente adotadas pelo país asiático contra a Bielorrússia, que incluem restrições ao comércio externo com o território, tais como a proibição de exportação de semicondutores e outros bens com potencial militar, e o congelamento dos fundos do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, bem como de outros responsáveis políticos e oligarcas.
A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
Leia Também: Japão assinala 11 anos do tsunami e da catástrofe nuclear de Fukushima