Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

AO MINUTO: Ataque à NATO é "questão de tempo"; Novas negociações amanhã

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Ataque à NATO é "questão de tempo"; Novas negociações amanhã

Pelo menos 35 pessoas morreram hoje e 134 ficaram feridas num bombardeamento que visou uma base militar perto de Lviv, no oeste da Ucrânia, de acordo com um primeiro balanço das autoridades militares regionais ucranianas. De acordo com a CNN, havia dois portugueses naquela base.

Este domingo aumentaram também as preocupações com a população de Mariupol, onde começa a faltar água e comida. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já garantiu que, embora a cidade esteja cercada e a sofrer uma grave crise humanitária, receberá nas próximas horas o primeiro carregamento de ajuda com bens de primeira necessidade.

O 18.º dia de conflito fica também marcado pela morte de um jornalista norte-americano em Irpin, perto de Kyiv. De acordo com o chefe de polícia da capital, Andrey Nebytov, há ainda outro jornalista dos EUA ferido.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h00 - Boa noite. Encerramos aqui este registo AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. O acompanhamento será retomado na manhã de segunda-feira.

23h35 - UNESCO lamenta morte do jornalista Brent Renaud
 
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lamentou hoje a morte do realizador e jornalista norte-americano Brent Renaud, na Ucrânia, sublinhando "o papel fundamental" dos jornalistas em cenários de guerra.

23h18 - Zelensky avisa que é "questão de tempo" até que um dos mísseis russos atinja território da NATO

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, voltou a pedir, esta madrugada (noite em Portugal) uma zona de exclusão aérea e alertou que, caso contrário, os países da NATO serão atacados pela Rússia.

No seu mais recente discurso, o presidente ucraniano recorda ter dito, no ano passado, que se não houvesse sanções preventivas duras contra a Rússia, haveria uma guerra.

"Agora repito: se não fecharem o nosso céu, é apenas uma questão de tempo até que mísseis russos caiam no vosso território, no território da NATO, nas casas dos cidadãos da NATO", avisou Zelensky em vídeo.

23h05 - Rússia terá bloqueado acessos marítimos da Ucrânia

De acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido, as forças navais russas "estabeleceram um bloqueio distante da costa ucraniana do Mar Negro, isolando efetivamente a Ucrânia do comércio marítimo internacional".

22h34 - Estados Unidos afirmam que a Rússia pediu ajuda militar à China

A Rússia pediu à China equipamento militar para apoiar a sua invasão à Ucrânia, de acordo com oficiais norte-americanos, citados pelo Financial Times.

As mesmas fontes adiantam que a Rússia tem vindo a pedir material militar, bem como outros tipos de auxílio, desde o início da invasão. As mesmas autoridades recusaram-se, no entanto, a dar pormenores acerca das ajudas pedidas pelos russos.

21h50 - Kiev e Moscovo voltam às negociações esta 2.ª feira por videoconferência
 
Ucrânia e Rússia vão realizar na segunda-feira, por videoconferência, uma nova ronda de negociações, foi hoje anunciado pelo delegado de Kiev, Mykhailo Podoliak.

21h25 - MNE procura "informações sobre eventuais cidadãos portugueses" na base de Yavoriv
 
O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a procurar "obter informações sobre eventuais cidadãos portugueses" na base militar de Yavoriv, bombardeada pela Rússia, reiterando o apelo para que nenhum nacional "se desloque para a Ucrânia".

20h49 - Secretário de Estado da Internacionalização desloca-se à Roménia

O secretário de Estado da Internacionalização, Brilhante Dias, desloca-se na segunda-feira a Bucareste, na Roménia, onde se reunirá com entidades oficiais, empresários e associações, visando uma "resposta concertada" à crise de refugiados provenientes da Ucrânia.

20h25 - Jornalista morto pelas tropas russas estava a trabalhar para a revista Time

Brent Renaud, o jornalista norte-americano que foi morto pelas tropas russas este domingo, estava em território ucraniano ao serviço da revista Time, informou o próprio órgão de comunicação social, numa declaração.

"Os nossos corações estão com todos os entes queridos de Brent. É essencial que os jornalistas sejam capazes de cobrir com segurança esta invasão e a crise humanitária em curso na Ucrânia", referiu ainda a publicação.

20h11 - Voluntários na Polónia com "fé na humanidade, apesar desta desgraça toda"
 
O acolhimento na Polónia de 1,5 milhões de refugiados ucranianos faz-se com milhares de voluntários de toda a Europa que, como a portuguesa Joana, foram para ajudar e "pela fé na humanidade", "apesar desta desgraça toda"

19h53 - Governo anuncia plataforma de registo e proteção para crianças ucranianas
 
O Governo português anunciou hoje a criação de uma plataforma eletrónica para o registo de casos de menores ucranianos não acompanhados em Portugal ou em trânsito, para "garantir a sua segurança e plena proteção".

19h35 - Não há estrangeiros entre as vítimas mortais na base militar

A Ucrânia assegura que não há estrangeiros entre as 35 vítimas mortais na sequência do bombardeamento deste domingo no centro militar da cidade de Yavoriv, na região de Lviv, perto da fronteira com a Polónia.

19h30 - Mais de 800 detidos na Rússia em manifestações contra a guerra

Mais de 800 pessoas foram detidas este domingo, na Rússia, por participarem nos protestos contra a invasão militar à Ucrânia, de acordo com dados da organização não governamental (ONG) russa OVD-Info.

19h20 - EUA "deploram" ataque a base militar e dizem que Rússia expande alvos
 
A embaixada dos Estados Unidos em Kiev emitiu hoje uma mensagem na qual diz "deplorar" o ataque do exército russo ao Centro Internacional para a Manutenção da Paz e Segurança na Ucrânia, onde trabalharam instrutores norte-americanos.

19h05 - "NATO, close the sky". Europeus nas ruas pedem mais ajuda à Ucrânia
 
Dezenas de milhares de manifestantes voltaram hoje às ruas, em várias cidades europeias, incluindo Lisboa, em solidariedade com a Ucrânia e a exigir mais sanções aos governos.

Veja aqui as imagens de alguns dos protestos deste domingo.

Notícias ao Minuto Prostestos na Polónia contra a guerra na Ucrânia© Getty Images  

18h48 - Freguesias repudiam veemente "agressão desumana" russa à Ucrânia
 
A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) repudiou hoje veementemente a invasão e a "agressão desmedida, bélica e desumana" russa à Ucrânia e manifestou a sua "completa" solidariedade para com os ucranianos.

18h15 - Tom Odell canta para refugiados ucranianos em estação romena

O cantor Tom Odell interpretou o tema 'Another Love', que se tornou o símbolo da resiliência na Ucrânia, na principal estação de comboios de Bucareste. As imagens, gravadas na sexta-feira, estão a ser partilhadas nas redes sociais.

18h08 - Bloquistas da CGTP condenam invasão mas rejeitam envio de meios militares
 
Os sindicalistas do BE no Conselho Nacional da CGTP condenaram a invasão da Ucrânia e manifestaram solidariedade para com os ucranianos e os imigrantes que vivem e trabalham em Portugal, mas rejeitaram o envio de meios portugueses para a guerra

17h49 - Núncio Apostólico pede a Nossa Senhora de Fátima paz para a Ucrânia
 
O Núncio Apostólico em Portugal, Ivo Scapolo, pediu hoje a Nossa Senhora de Fátima "paz para o mundo, em particular para a atormentada Ucrânia".

17h42 - Comité Internacional da Cruz Vermelha prevê "o pior cenário" em Mariupol
 
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) alertou hoje para "o pior cenário" em Mariupol, uma cidade sitiada no sudoeste da Ucrânia, se os beligerantes "não chegarem urgentemente a um acordo humanitário".

17h30 - Serviços de emergência removem "com precisão" bombas russas de prédios

Três bombas aéreas OFAB-500 foram este domingo removidas pelos serviços de emergência ucranianos de zonas residenciais de Chernihiv. 

17h20 - SEF lança plataforma 'online' para pedidos de proteção temporária
 
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) lança, na segunda-feira, uma plataforma 'online', em três línguas diferentes, para pedidos de proteção temporária por residentes ucranianos, foi hoje anunciado.

17h14 - Igreja tem "papel relevante" no acolhimento de refugiados
 
O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, disse hoje, em Leiria, que a Igreja tem em Portugal um papel relevante no acolhimento de refugiados ucranianos em fuga à guerra provocada pela invasão pela Rússia.

17h07 - Negociador russo diz que conversações estão a fazer progressos
 
Um negociador russo disse hoje que as conversações entre a Rússia e a Ucrânia estavam a fazer progressos apesar da guerra, apontando que os contactos diplomáticos aumentarem mesmo durante os combates no terreno.

17h05 - Rússia reivindica ataque a base militar e diz ter matado 180 mercenários
 
Porta-voz do Ministério da Defesa russo diz que o ataque resultou ainda na destruição de uma grande quantidade de armas estrangeiras. 

16h58 - Jornalistas impedidos de entrar em Irpin

Depois da morte do repórter do The New York Times, o presidente da câmara de Irpin deu ordem para que os jornalistas não entrem na cidade.

De acordo com Oleksandr Markushyn, citado pelo Kyiv Independent, trata-se de uma decisão para proteger os jornalistas e os soldados ucranianos.

16h54 - Jornalista que acompanhava Brent Renaud relata como tudo aconteceu
 
Ferido, na Clínica Okhmatdyt em Kyiv, Juan relata como tudo aconteceu. Ele e Brent estavam a filmar a fuga dos moradores de Irpin quando começaram a ser baleados pelas forças russas num posto de controlo.

16h50 - "Maioria dos bielorrussos são contra a invasão"
 
O treinador de andebol português Nuno Farelo, que saiu no início do mês da Bielorrússia, considera que a maioria da população é contra a invasão da Ucrânia, uma posição subscrita por analistas bielorrussos contactados pela Lusa.

16h45 - Putin doente? Inchaço poderá evidenciar tratamentos de esteróides
 
Teorias apresentadas por espiões com fontes próximas ao Kremlin indicam que o presidente russo poderá estar a ser alvo de tratamentos para o cancro e acreditam haver uma explicação fisiológica para a invasão da Ucrânia.

16h38 - CES suspende participação em associação presidida pela Rússia
 
O Conselho Económico e Social (CES) e os seus congéneres da União Europeia suspenderam todas as atividades no âmbito da Associação Internacional dos Conselhos Económicos e Sociais e Instituições Similares (AICESIS), atualmente presidida pela Câmara Cívica da Federação Russa.

16h30 - "Vão ficar bem". Zelensky visita militares feridos no hospital

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou este domingo soldados ucranianos feridos em combate e internados numa unidade de saúde em Kyiv. Veja o vídeo aqui.

16h06 - Ex-MNE português afasta intervenção após ataque a base fronteiriça
 
O ministro dos Negócios Estrangeiros português António Martins da Cruz afirmou hoje que a NATO deve continuar sem intervir no conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, enquanto os ataques se mantiverem dentro das fronteiras ucranianas.

15h55 - Nova presidente de Melitopol nomeada pelos russos pede fim da resistência
 
A nova presidente da câmara de Melitopol, Galina Danilchenko, nomeada pela administração regional de Zaporiyia, afeta aos russos, pediu hoje aos cidadãos para não resistirem à ocupação russa para a vida poder voltar ao normal.

15h38 - Cerca de 2.100 civis mortos em Mariupol

Segundo o presidente da Câmara, citado pela AFP, o número de residentes mortos desde o início da invasão à cidade ronda já os 2.100.

15h30 - Conselheiro da Casa Branca vai reunir-se com responsável chinês
 
O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca foi enviado a Roma para conversações na segunda-feira com um responsável chinês, quando aumentam as preocupações com a posição de Pequim em relação à ofensiva da Rússia na Ucrânia.

15h20 - Índia anuncia transferência da sua embaixada da Ucrânia para a Polónia
 
A Índia anunciou hoje que vai transferir temporariamente a sua embaixada na Ucrânia para a Polónia devido à "rápida deterioração da situação" naquele país, na sequência da invasão militar russa.

15h17 - Centenas de pessoas manifestaram-se contra a Rússia na cidade de Kherson
 
Centenas de pessoas manifestaram-se hoje na cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, em protesto contra a ocupação do país pelas forças da Rússia.

15h14 - EUA dizem que se Putin "der um tiro" em território da NATO o bloco pode responder

O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que se a Rússia atacar um aliado da NATO, todo o bloco responderá.

O responsável falou esta manhã com a CBS News e disse que "se houver um ataque militar ao território da NATO, isso causará a invocação do Artigo 5.º, e traríamos toda a força da aliança da NATO para responder".

15h10 - Mais 100 mil refugiados da Ucrânia contabilizados pela ONU em 24 horas
 
Cerca de 100 mil pessoas em 24 horas juntaram-se às fileiras de refugiados da Ucrânia, mais de duas semanas após o lançamento da ofensiva militar pela Rússia, segundo dados hoje divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

15h00 - Boa tarde. Damos início a um novo registo de acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar aqui o anterior.

Leia Também: AO MINUTO: Portugueses estavam na base de Lviv; Jornalista morto em Irpin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório