A quarta ronda de conversações entre a Rússia e a Ucrânia está a ser "difícil", relata o conselheiro do presidente ucraniano, Mykhailo Podolyak.
Numa publicação feita na rede social Twitter, Podolyak dá conta de que as conversações estão a ser realizadas e ambas as partes expressam as suas posições, mas o diálogo é difícil devido aos "sistemas políticos muito diferentes".
Estes "sistemas políticos diferentes" referem-se à forma como os dois governos se ligam aos respetivos povos.
Enquanto que na Ucrânia existe o "diálogo é livre dentro da sociedade e um consenso obrigatório", na Rússia é "uma supressão final da própria sociedade".
The parties actively express their specified positions. Communication is being held yet it’s hard. The reason for the discord is too different political systems. 🇺🇦 is a free dialogue within the society & an obligatory consensus. 🇷🇺 is an ultimatum suppression of its own society pic.twitter.com/O00fnCd1WP
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) March 14, 2022
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil. Desde então, ambos os países tentam chegar a acordo para cessar-fogo, mas à 4.ª ronda de negociações ainda não existe consenso.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
Leia Também: Ucrânia vai exigir a retirada das forças russas na nova ronda negocial