Andrei Soldatov, um jornalista russo de investigação especializado em assuntos do Kremlin, disse esta segunda-feira no Channel 4 News que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, poderá vir a ser derrubado do poder pelos próprios oficiais e generais.
"Tudo agora parece ser possível", apontou Soldatov no início da terceira semana de invasão russa.
O especialista alerta, no entanto, que apesar de possível, "Putin é um oficial treinado da KGB [principal organização de serviços secretos da União Soviética que funcionou de 1954 a 1991]".
"Ele está bem ciente dos riscos à sua segurança pessoal e não tem um, mas dois serviços de segurança", explicou Soldatov. "Estará preparado para isso", acrescentou.
O descontentamento com a guerra tem vindo a crescer impulsionado pelo fracasso da invasão na Ucrânia, que já dura há 19 dias.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,6 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
Leia Também: Putin doente? Inchaço poderá evidenciar tratamentos de esteróides