O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu mais apoio por parte da Europa e avisou que todos são “alvos” da Rússia.
Num vídeo transmitido em direto, numa reunião entre líderes europeus, em Londres, na manhã desta terça-feira, o presidente da Ucrânia alertou para o facto de a Rússia poder atacar outros países na Europa e pediu que estes tomem uma posição.
“Ainda podemos parar a máquina de guerra russa, ainda podemos parar a matança de pessoas”, disse, sublinhando que será mais fácil fazê-lo “juntos”.
“Todos nós somos alvos da Rússia... ajudem-se, ajudando-nos”, acrescentou.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que estava presente, concordou com Zelensky, referindo que este é um momento de “desespero”. Em resposta ao presidente ucraniano, Johnson disse que os líderes do Ocidente “têm de tentar fazer mais” para apoiar a Ucrânia.
Recorde-se que já passaram 20 dias desde o início da invasão russa à Ucrânia, a 24 de fevereiro. A ONU estima que já morreram pelo menos 564 civis e mais de 982 ficaram feridos. Além disso, a guerra já causou cerca de 4,5 milhões de refugiados.
Leia Também: AO MINUTO: "Todos somos alvos da Rússia"; Recolher de 35h em Kyiv