O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, disse que Vladimir Putin está saudável e “melhor do que nunca”.
Numa entrevista ao canal de televisão japonês TBS, citada pela Reuters, Lukashenko, conhecido aliado do presidente russo, destacou a relação próxima que mantém com Putin e diz que este está em perfeito estado de saúde, descartando as acusações de vários líderes mundiais, que acusam o chefe de Estado da Rússia de estar a ser irracional, devido à invasão russa à Ucrânia.
Sublinhe-se que o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse mesmo que Putin é “totalmente paranoico”.
“Ele [Putin] e eu não nos conhecemos apenas como chefes de Estado, mas em termos amigáveis”, disse Lukashenko. “Estou a par de todos os detalhes sobre ele, tanto quanto possível, tanto estaduais quanto pessoais”, sublinhou.
Foi então que Lukashenko se dirigiu diretamente ao Ocidente e confrontou o próprio entrevistador.
“O Ocidente e você deviam tirar essa estupidez, essa ficção, das vossas cabeças”, afirmou. "Putin está em forma, está melhor do que nunca... É uma pessoa completamente sã, saudável, fisicamente saudável - ele é um atleta”, sublinhou.
Na mesma entrevista, o presidente da Bielorrússia lamentou ainda o fim da União Soviética.
“O colapso da União Soviética é uma tragédia (…) Se a União Soviética tivesse sobrevivido até hoje, poderíamos ter evitado todo o tipo de conflito no mundo”, completou.
Recorde-se que a guerra na Ucrânia entrou este sábado no 24.º dia. Segundo a ONU, mais de 800 civis morreram, incluindo crianças. Contudo, os número reais são “consideravelmente elevados”. Além disso, a invasão já provocou mais de 3,2 milhões de refugiados.
Leia Também: Autoridades receiam elevado número de vítimas em ataque russo a quartel