A agência espacial da Rússia negou, este sábado, que os cosmonautas russos que chegaram à Estação Espacial Internacional, na sexta-feira à noite, tenham escolhido os fatos azuis e amarelos como demonstração de apoio à Ucrânia, ridicularizando as especulações em torno do tema.
Recorde-se que Oleg Artemyev, Denis Matveyev e Sergey Korsakov, da empresa espacial russa Roscosmos, levavam vestidos fatos amarelos, com alguns detalhes azuis – as cores da bandeira da Ucrânia - o que levou a imprensa a questionar se estavam a transmitir uma mensagem. Questionados sobre o tema, os cosmonautas disseram apenas que tinham “acumulado muito material amarelo”.
Agora, uma mensagem da assessoria de imprensa da Roscosmos no Telegram, mostra que a empresa espacial russa rejeita a ideia de apoio à Ucrânia. “Às vezes amarelo é apenas amarelo”, cita a Reuters.
“Os fatos de voo da nova tripulação são feitos nas cores do emblema da Universidade Técnica Estadual Bauman de Moscovo, na qual os três cosmonautas se formaram... Ver a bandeira ucraniana em todos os sítios e em tudo é uma loucura”, acrescenta a mensagem.
Recorde-se que a guerra na Ucrânia entrou este sábado no 24.º dia. Segundo a ONU, mais de 800 civis morreram, incluindo crianças. Contudo, os número reais são “consideravelmente elevados”. Além disso, a invasão já provocou mais de 3,2 milhões de refugiados.
Leia Também: AO MINUTO: UE? Kyiv pede decisão "rápida e positiva"; 847 civis mortos