Um grupo de manifestantes ucranianos tentou, esta segunda-feira, impedir que um mega-iate ligado ao magnata russo Roman Abramovich atracasse no porto turco de Marmaris.
Segundo o The Kyiv Independent, os protestantes encontravam-se num bote e levavam consigo uma bandeira da Ucrânia com as palavras “No War”, pedindo assim o fim da guerra.
O iate privado, de nome Solaris, só conseguiu atracar devido à intervenção da polícia.
Sublinhe-se que já esta terça-feira outro mega-iate do oligarca russo atracou na Turquia, na cidade turística de Marmaris. O Eclipse tem 162,5 metros de comprimento - um dos maiores do mundo - e usa bandeira das Bermudas.
Não há qualquer indicação de que Abramovich estivesse a bordo de qualquer um dos iates privados.
É de realçar que Abramovich, que está a ser investigado em Portugal devido ao processo que lhe concedeu nacionalidade portuguesa, é um dos oligarcas sancionados pela União Europeia e Estados Unidos na sequência da invasão russa à Ucrânia. A Turquia não aderiu às sanções internacionais contra a Rússia.
Foi a 24 de fevereiro que a Rússia lançou uma ofensiva militar no país vizinho. Segundo a ONU, já morreram quase mil civis e o conflito já provocou mais de 10 milhões de deslocados.
Leia Também: Mega-iate de Abramovich atraca na Turquia. É o segundo esta semana