Forças Armadas da Ucrânia dizem que Rússia quer acabar guerra a 9 de maio

Serviço de inteligência do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia indica que os russos querem que guerra termine até dia 9 de maio, o dia da vitória soviética sobre a Alemanha nazi na II Guerra Mundial.

Notícia

© Emin Sansar/Anadolu Agency via Getty Images

Notícias ao Minuto
24/03/2022 21:43 ‧ 24/03/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O serviço de inteligência do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia indica que os russos querem que a guerra termine até dia 9 de maio, o dia da vitória soviética sobre a Alemanha nazi na II Guerra Mundial. 

De acordo com uma publicação feita esta tarde pelas Forças Armadas ucranianas no Facebook, "há um trabalho de propaganda constante a ser realizado entre o pessoal das forças armadas da Federação Russa que impõe a ideia de que a guerra deve ser encerrada até 9 de maio de 2022". 

A mesma nota indica que "apesar das perdas significativas e do pessoal desmoralizado, a liderança política militar da federação russa não se recusa a continuar a guerra contra a Ucrânia", mantendo a ofensiva que destrói cada vez mais infraestruturas e ceifa vidas há 29 dias.

As tropas russas mantêm-se em território ucraniano apesar de muitos militares terem manifestado o descontentamento com a forma como esta guerra tem sido levada. 

A ofensiva militar foi lançada pela Rússia na Ucrânia na madrugada de 24 de fevereiro. Um mês depois, as perdas humanas são milhares e milhões de ucranianos e cidadãos a residir na Ucrânia abandonaram o país em desespero. Esta é uma das maiores crises de refugiados nas últimas décadas. 

Leia Também: Discussão de estatuto da Crimeia e Donbass desagrada a Kyiv, diz Erdigan

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas