Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

UE condena lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte

A União Europeia (UE) condenou hoje "firmemente" o lançamento, pela Coreia do Norte, de um míssil balístico intercontinental, em violação de "múltiplas resoluções" da ONU, segundo um comunicado oficial.

UE condena lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

15:34 - 25/03/22 por Lusa

Mundo UE

"A UE condena firmemente o lançamento, pela Coreia do Norte, de um míssil balístico intercontinental" na quinta-feira, disse Borrel num comunicado do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

O lançamento do míssil é "uma violação de múltiplas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e uma séria ameaça à paz e segurança internacional de regional".

O Alto Responsável da UE para a Política Externa e de Segurança reiterou o apelo a Pyongyang para cumprir as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, "abandonando todas as armas nucleares, outras armas de destruição maciça, programas de mísseis balísticos e programas nucleares existentes, de uma forma completa, verificável e irreversível, e cessar imediatamente todas as atividades relacionadas".

A Coreia do Norte disparou, na quarta-feira, um míssil balístico intercontinental que atingiu a Zona Económica Exclusiva japonesa, segundo anunciou o Ministério da Defesa do Japão.

"As nossas análises indicam que o míssil balístico [da Coreia do Norte] deslocou-se durante 71 minutos e caiu cerca das 15:44 (06:44 em Lisboa) na Zona Económica Exclusiva, no mar do Japão, a cerca de 150 quilómetros a oeste da península de Oshima", ilha norte de Hokkaido, declarou o vice-ministro da Defesa, Makoto Oniki, acrescentando que podia tratar-se de um míssil balístico intercontinental.

O Exército sul coreano anunciou hoje o disparo de vários mísseis em resposta ao ensaio da Coreia do Norte.

Leia Também: China. Coreia do Sul pede cooperação na desnuclearização de Pyongyang

Recomendados para si

;
Campo obrigatório