AO MINUTO: Explosões ouvidas em Lviv; Biden agradeceu "NATO unida"
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra
© Getty
Mundo Ucrânia/Rússia
Passada a barreira de um mês de guerra na Ucrânia, as intenções da Rússia parecem mudar de rumo. O vice-chefe do Estado-maior das Forças Armadas russas, Sergei Rudskoi, referiu que as forças vão passar a concentrar-se no "objetivo principal", a libertação do Donbass, podendo estas declarações sugerir que a Rússia está a afastar-se do objetivo de conquistar Kyiv e outras grandes cidades, onde a ofensiva estagnou após um mês de conflito.
Segundo uma investigação da agência Associated Press (AP), as forças russas executaram pelo menos 34 ataques a instalações médicas ucranianas desde o início do conflito, atingindo hospitais, ambulâncias, médicos, pacientes e até recém-nascidos.
Cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia, estima a ONU, sendo que invasão já matou pelo menos 1.081 civis, dos quais 93 eram crianças, e feriu 1.707, incluindo 120 menores, indica o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:
15h53 - Boa tarde! Este registo termina aqui. Será retomado neste registo o acompanhamento de todos os desenvolvimentos da Guerra na Ucrânia.
15h07 - Autoridades ucranianas elevam para 136 número de crianças mortas
As autoridades ucranianas anunciaram hoje que aumentou para 136 o número de crianças mortas devido à invasão militar russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, sendo que 199 foram feridas.
14h53 - Explosões ouvidas em Lviv
A Reuters relata que o fumo está a aumentar após três explosões terem sido ouvidas na cidade de Lviv, no leste do país. A agência noticiosa cita uma testemunha, não havendo para já mais informações. Lviv, que fica perto da fronteira com a Polónia, tem estado relativamente a salvo dos ataques russos e tem sido o local de grande concentração de pessoas que estão ali para fugir do país. As sirenes soaram antes das explosões.
The view from our hotel in Lviv after the sound of three explosions. pic.twitter.com/eC5FHS4db2
— Hugo Bachega (@hugobachega) March 26, 2022
14h20 - Anonymous publicam milhares de documentos do Banco Central da Rússia
O grupo de hackers Anonymous revelou hoje que publicou 28 gigabytes de documentos que obteve depois de penetrar no sistema de segurança informático do Banco Central da Rússia.
13h04 - Joe Biden considera que estabilidade na Europa é extremamente importante
Joe Biden estado reunido com o presidente polaco Andrzej Duda. No encontro, explicou a importância da estabilidade europeia para os EUA, reafirmou o seu apoio à NATO e, em particular, ao Artigo 5º - as responsabilidades coletivas de defesa, cita a Sky News.
“Creio que Vladimir Putin estava a contar dividir a NATO, separar o flanco leste do Ocidente, ser capaz de separar as nações com base na história passada“, disse Biden nas declarações iniciais da sua reunião com o Presidente polaco, Andrzej Duda.
"Uma das coisas pelas quais agradeci ao presidente foi o facto de que o critério mais importante neste mundo em mudança... é que a NATO se mantenha absolutamente, completamente, unida, que não haja separação de pontos de vista, que o que quer que façamos, façamos em uníssono e que todos apareçam", disse. Biden também referiu que toda a NATO deveria estar a aceitar refugiados, dado o papel significativo da Polónia nesse processo.
Joe Biden, afirmou - insistentemente - que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte, o documento fundador da NATO, é “um compromisso sagrado” para os Estados Unidos.
13h00 - Intenção da Rússia é transformar Ucrânia numa segunda Síria, diz Borrell
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE) disse hoje que a intenção da Rússia com o conflito na Ucrânia é transformar este país numa segunda Síria e alertou para a necessidade de reforçar as leis internacionais.
12h47 - Mais 46 mil saídas elevam para 3,77 milhões número total de refugiados
A ONU contabiliza hoje 3,77 milhões de refugiados da Ucrânia desde o início da invasão russa, mais 46 mil do que na sexta-feira, o que representa um abrandamento face ao início da semana.
12h27 - Joe Biden acaba de chegar ao palácio presidencial de Varsóvia
O hino nacional dos EUA tocou esta manhã em Varsóvia quando Joe Biden chegou para se encontrar com o seu homólogo polaco Andrzej Duda.
Em sinal de lealdade, Biden e Duda levantaram-se enquanto os hinos nacionais eram tocados por militares polacos.
[Joe Biden e Andrzej Duda]© Reuters
12h20 - Alterações no recolher obrigatório em Kyiv
Segundo acaba de anunciar o autarca de Kyiv, o recolher obrigatório terá início às 20h00 de hoje, mas já não vai prolongar-se até às 07h00 de segunda-feira, terminando à mesma hora de domingo.
12h03 - Rússia divulga vídeo e diz ter lançado mísseis para Zhytomyr
O Ministério da Defesa russo diz que os quatro projéteis que foram disparados eram mísseis Kalibr guiados com precisão e destruíram com sucesso as armas e infraestruturas militares ucranianas na região de Zhytomyr, na Ucrânia.
10h28 - Ministros ucranianos e homólogos dos Estados Unidos já estão reunidos
Os ministros ucranianos dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, e da Defesa, Oleksii Reznikov, já estão reunidos em Varsóvia com os homólogos norte-americanos, o secretário de Estado Antony Blinken e o secretário da Defesa Lloyd Austin. É esperada a presença de Biden.
We are meeting our U.S. counterparts @SecBlinken and @SecDef in Warsaw together with @oleksiireznikov. This special 2+2 format allows us to seek practical decisions in both political and defense spheres in order to fortify Ukraine’s ability to fight back Russian aggression. pic.twitter.com/5qlUXtwqXS
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 26, 2022
10h28 - Biden vai reunir-se em Varsóvia com ministros ucranianos dos Negócios Estrangeiros e da Defesa
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden - que se encontra na Polónia - vai reunir-se hoje em Varsóvia com os ministros ucranianos dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, e da Defesa, Oleksii Reznikov, avança a Casa Branca.
10h06 - Acordados dez corredores humanitários para este sábado
Iryna Vereshchuk, vice-primeira-ministra da Ucrânia, anunciou na televisão pública que chegaram a acordo com a Rússia para a abertura de dez corredores humanitários este sábado - 4 deles em cidades de Kyiv e 6 em cidades de Luhansk. Em Mariupol, a cidade mais fustigada, a as pessoas só vão poder sair em carros privados, uma vez que as forças russas não permitem a entrada de autocarros, disse a governante.
[Mulher e cão chegam a Zaporizhzhia após fugirem de carro de Mariupol]© Getty
10h04 - Putin estende estatuto de veteranos a soldados em campanha militar
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou uma lei que estende o estatuto de veteranos de guerra devido ao que considera de "operação militar especial" na Ucrânia.
09h56 - Recolher obrigatório em Kyiv até segunda-feira
Vitali Klitschko, presidente da Câmara de Kyiv, anunciou novo recolher obrigatório na capital ucraniana. Estará em vigor entre as 20h00 de hoje e as 07h00 de segunda-feira.
09h47 - Forças russas tomaram cidade dos trabalhadores de Chernobyl
As forças de Putin assumiram o controlo da cidade de Slavutych, onde vivem trabalhadores da central nuclear de Chernobyl, disse esta manhã o governador da região de Kyiv, Oleksandr Pavlyuk, que avançou que as tropas russas tinham ocupado o hospital de e raptado o presidente da câmara. Estas informações, contudo, ainda não foram verificadas.
09h32 - Zelensky pede no Fórum de Doha reforma das instituições internacionais
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu hoje no Fórum de Doha uma reforma das instituições internacionais por estas não terem conseguido impedir a invasão do seu país pela Rússia.
09h03 - Ucrânia diz que hoje recupera Kherson
Um oficial ucraniano diz que Kherson será recapturado hoje por Kyiv. Ontem à noite, funcionários da defesa dos EUA afirmaram que a Rússia tinha perdido o controlo de Kherson e agora, um oficial ucraniano afirmou que as forças do país retomarão hoje a cidade.
Markian Lubkivskyi, conselheiro do ministro da defesa, disse ao programa Today da BBC Radio 4: "Acredito que hoje a cidade estará totalmente sob o controlo das forças armadas ucranianas". "Terminámos nos últimos dois dias a operação na região de Kyiv, pelo que outras forças armadas estão agora concentradas na parte sul, tentando libertar Kherson e algumas outras cidades ucranianas".
08h42 - Mulheres grávidas retiradas de maternidade estavam no teatro de Mariupol
As mulheres grávidas que tinham sido resgatadas de uma maternidade bombardeada em Mariupol, Ucrânia, foram transferidas para o teatro por razões de segurança. Sete dias mais tarde, o teatro também foi atingido. Diana Berg, que vivia ao lado do teatro mas escapou da cidade antes de ser bombardeada, contou à Sky News o que ali se viveu.
07h42 - Forças russas atacaram pelo menos 34 instalações médicas ucranianas
As forças russas executaram pelo menos 34 ataques a instalações médicas ucranianas desde o início do conflito, atingindo hospitais, ambulâncias, médicos, pacientes e até recém-nascidos, revela uma investigação da agência Associated Press (AP).
07h40 - Terceira Guerra Mundial já começou "há muito", diz reitor de Mariupol
O reitor da Universidade Estatal de Mariupol, Mykola Trofymenko, afirmou que a terceira guerra mundial promovida pela Rússia já começou "há muito", primeiro através da desinformação e propaganda e agora com uma ação militar na Ucrânia.
07h34 - Zelensky volta a chamar Rússia para negociações de paz "justas"
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a exortar esta sexta-feira a Rússia a negociar o fim da guerra, mas assegurou que o seu país não aceitará abrir mão de nenhum território em nome da paz.
Ver esta publicação no Instagram
07h26 - Rússia continua a sitiar algumas das principais cidades ucranianas, incluindo Kharkiv, Chernihiv e Mariupol.
Segundo o último relatório do Ministério da Defesa do Reino Unido, as forças russas mostram-se relutantes em envolver-se em operações de infantaria urbana em larga escala, preferindo confiar no uso indiscriminado de bombardeamentos aéreos e de artilharia numa tentativa de desmoralizar as forças defensivas.
Latest Defence Intelligence update on the situation in Ukraine - 26 March 2022
— Ministry of Defence 🇬🇧 (@DefenceHQ) March 26, 2022
Find out more about the UK government's response: https://t.co/Gg53qkcevl
🇺🇦 #StandWithUkraine 🇺🇦 pic.twitter.com/TLL9SLsPpY
07h26 - Ban Ki-moon exorta a comunidade internacional a travar invasão russa
O ex-secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou hoje à comunidade internacional para que se una e impeça a invasão russa da Ucrânia, denunciando "crimes de guerra" por parte de Moscovo.
07h14 - Junto à linha da frente há um centro que dá bens a carenciados
Em Vyshorod, uma localidade onde é possível circular mais perto das linhas militares russas no nordeste da capital ucraniana, os civis retiram o que precisam ou deixam doações num centro de distribuição de bens, desde roupas a medicamentos ou muletas.
7h00 - Bom dia. Começamos aqui a nossa cobertura AO MINUTO deste sábado sobre a invasão russa na Ucrânia. Pode recordar o acompanhamento da tarde de ontem aqui.
Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia recupera Kherson; Rússia aumenta censura
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com