Um navio mercante de bandeira estrangeira terá sido atingido por um míssil da marinha russa nas proximidades da cidade portuária sitiada de Mariupol, no sul da Ucrânia. De acordo com a informação revelada, esta terça-feira, pelo chefe-adjunto da Administração Marítima da Ucrânia, um membro da tripulação necessitou de receber cuidados médicos após o incidente.
De acordo com o funcionário, Viktor Vyshnov, citado pela Reuters, o ataque foi perpetrado sobre o cargueiro de bandeira dominicana 'Azburg', que terá sido atingido na segunda-feira por um míssil russo.
"O navio foi queimado e todos os 12 membros da tripulação foram evacuados para um outro navio. Um membro da tripulação precisou de ajuda médica, que lhe foi prestada, tendo sido também evacuado", disse Vyshnov à Reuters. A mesma fonte não foi, no entanto, capaz de revelar se o navio transportava qualquer carga.
A empresa de segurança britânica Ambrey Intelligence adiantou, por sua vez, que o navio chegou a Mariupol no dia 23 de fevereiro - não tendo podido abandonar as águas ucranianas devido ao encerramento do porto da cidade.
Lembre-se que as forças russas assumiram o controlo das vias marítimas da Ucrânia desde o início da invasão sobre o país, a 24 de fevereiro. Kyiv disse ainda, entretanto, estar a preparar-se para a chegada de cerca de 60.000 reservistas russos ao leste do país, mobilizados com o objetivo de reforçar a ofensiva sobre a região.
Leia Também: Europol está a discutir com Kyiv apoio a investigação de crimes de guerra