A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, já estão em Kyiv para se encontrar com os representantes ucranianos.
Por razões de segurança não foi divulgada a agenda dos representantes europeus na Ucrânia, no entanto, a Reuters publicou, na tarde desta sexta-feira, um conjunto de fotografias onde se podem ver numa visita a Bucha (nos arredores de Kyiv), a cidade cujas imagens impressionaram o mundo pela sua violência após ter sido abandonada pelas tropas russas.
Nas imagens, Ursula von der Leyen e Josep Borrell estão em frente de um conjunto de cadáveres de vítimas dos bombardeamentos, acompanhados por um conjunto de militares, representantes da sociedade ucraniana e membros da sua comitiva que não são identificados.
Esta viagem tem como objetivo a reunião com Volodymyr Zelensky e foi anunciada na terça-feira. A visita dos líderes europeus coincide com a aprovação na União Europeia, na noite de ontem, do quinto pacote de sanções contra a Rússia, que afeta pela primeira vez o setor energético, ao proibir a importação de carvão russo, além de incluir um embargo de armas contra Rússia.
Recorde-se que os primeiros relatos de crimes contra civis na cidade ucraniana de Bucha surgiram durante o fim de semana. Segundo as autoridades ucranianas, civis foram violados, torturados e mortos pelas tropas russas. Os ataques têm sido negados pelo Kremlin, que defende que as imagens divulgadas são “falsas”.
Veja na galeria as imagens desta visita a Bucha.
Leia Também: Ursula von der Leyen e Josep Borrell já estão a caminho de Kyiv