As primeiras projeções das eleições presidenciais francesas indicam que Emmanuel Macron foi o candidato mais votado, com 28% dos votos. O presidente francês cessante terá que disputar uma segunda volta das eleições com Marine Le Pen, que obteve 24% dos votos.
De acordo com sondagens à boca das urnas, o Presidente francês cessante, Emmanuel Macron, e a candidata da União Nacional (extrema-direita), Marine Le Pen, foram os dois candidatos mais votados com entre 28,6 e 29,7% e entre 23,5 et 24,7%, respetivamente.
As estimativas dos institutos Opinionway, Ifop e Harris indicam ainda que o candidato da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon ficou em terceiro lugar nesta primeira volta com entre 19,8% e 20,5% dos votos.
A abstenção terá sido alta, entre 26,2% e 29,1%, de acordo com duas das estimativas. Em 2017, foi de 22,2% na primeira volta das presidenciais.
Cerca de 48,7 milhões de eleitores franceses foram hoje chamados às urnas para a primeira volta das eleições presidenciais, à qual se apresentaram 12 candidatos.
Emmanuel Macron e Marine Le Pen vão defrontar-se na segunda volta das eleições presidenciais em França francesas, no dia 24 de abril
[Notícia atualizada às 19h34]