Um vídeo partilhado por Oleksandra Matviichuk, responsável pelo Center for Civil Liberties da Ucrânia, mostra a cidade de Mariupol há seis meses. A cidade hoje destruída estava, então, em festa, com as ruas cheias de gente e ainda longe do cenário de devastação que agora conhecemos.
Nas imagens pode ver-se o famoso e imponente teatro onde morreram cerca de 300 pessoas.
A cidade de Mariupol encontra-se cercada por tropas russas há quase 50 dias e a situação é cada vez mais dramática.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, dirigiu-se ao Parlamento sul-coreano, esta segunda-feira, tendo afirmado que "Mariupol foi destruída, há dezenas de milhares de mortos, mas mesmo apesar disso, os russos não estão a parar a sua ofensiva". Zelensky acrescentou ainda que o país que lidera precisa "de mais ajuda" se quiser sobreviver à guerra.
O teatro após o bombardeamento© Twitter / @DmytroKuleba Mariupol tem sido das cidades mais afetadas pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro. Para além da falta de água, luz e bens essenciais, também os corredores humanitários não têm funcionado por incumprimento por parte dos russos, que muitas vezes não cessa fogo de forma a que os civis saiam em segurança.
Leia Também: Rússia usou armas químicas em ataque a Mariupol? Reino Unido investiga