O vice-chefe do gabinete da presidência da Ucrânia anunciou, este domingo, que um dos questionários que é necessário para o país aderir à União Europeia já foi preenchido.
"Hoje [domingo], posso dizer que o documento está preenchido pela Ucrânia", disse, durante um discurso emitido na televisão, Ihor Zhovkva.
Segundo o responsável, citado pela Reuters, "a bola está agora do lado dos Estados-membros da União Europeia". Para que a União Europeia aceite a Ucrânia como candidata é necessário emitir agora um parecer positivo a este documento.
Segundo a agência, os responsáveis da Ucrânia esperam tornar-se oficialmente candidatos do bloco europeu em junho, após reunião do Conselho Europeu, que, segundo a agenda, está marcada para os dias 23 e 24 de junho.
"A seguir, daremos início às negociações de adesão. Uma vez que tenhamos essas conversações, podemos falar sobre a adesão à União Europeia", disse o responsável.
Recorde-se que o documento acima referido foi entregue pela presidente da Comissão Europeia ao presidente da Ucrânia durante a sua visita à Ucrânia, após a retirada das forças russas de Bucha, cidade ucraniana onde foram descobertas centenas de cadáveres de civis.
A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 54.º dia, já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito mais elevado.
Leia Também: "Em Roma pede-se pela paz. Na Ucrânia choram-se os mortos"