Esta segunda-feira, foram partilhadas fotografias do cemitério improvisado da cidade de Irpin, nos arredores de Kyiv.
Nas fotografias hoje partilhadas pela agência Reuters, é bem visível um grande número de valas onde são enterradas várias vítimas do ataque russo.
Na galaria acima, observa-se pelo menos três filas de locais onde são enterradas pessoas. Além das imagens do local, pode ver-se ainda os familiares destas vítimas que tentam fazer as cerimónias fúnebres possíveis neste contexto.
As fotografias foram tiradas através de um drone (pequeno avião não tripulado) que permite ver quase toda a extensão do cemitério, que ainda tem espaço para crescer.
As imagens deste cemitério improvisado chegam-nos no contexto do afastamento das tropas russas desta região perto de Kyiv, à semelhança das imagens recentemente partilhadas da cidade Bucha, o que permite constatar a verdadeira dimensão de vítimas mortais ainda a ser contabilizadas.
Recorde-se que desde o dia 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já causou quase duas mil vítimas mortais, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, mais de 12 milhões de pessoas terão fugido, cinco milhões das quais para os países vizinhos.
A invasão foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição de sanções que atingem praticamente todos os setores da economia russa.
Leia Também: Moscovo diz mobilizar onze mil militares para o desfile de 9 de maio