No chamado "Roteiro Reino Unido-Indonésia", os dois países comprometem-se a "trabalhar juntos numa variedade de áreas importantes, do comércio e investimento à luta contra o terrorismo e a segurança cibernética", indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O acordo vai impulsionar a cooperação na defesa e planeia realizar exercícios conjuntos de treino militar na selva e facilitar a melhoria das relações económicas, por exemplo, através de investimentos em "projetos de infraestrutura sustentável e setores do futuro, como carros elétricos ou tecnologia verde".
Segundo um comunicado, o Reino Unido vai oferecer 4.000 milhões de libras (4.800 milhões de euros) em financiamento para apoiar projetos de longo prazo que terão "o conhecimento britânico".
A Indonésia é um mercado apetecível para o Reino Unido devido ao potencial de crescimento, cujo produto interno bruto (PIB) deverá crescer 532% entre 2020 e 2050, quando se poderá tornar a quarta maior economia do mundo.
"A Indonésia é o quarto país mais populoso (272 milhões de pessoas), uma democracia forte com uma economia vibrante e com um papel crucial nos nossos esforços para defender a liberdade, a paz e a estabilidade", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Liz Truss,
O aprofundamento dos laços "é uma vitória para todos, pois criará empregos e oportunidades para os britânicos, garantindo um Indo-Pacífico aberto, seguro e próspero", vincou.
Leia Também: Ministra britânica pede soluções a quem critica acordo com Ruanda