Mariupol. Ucrânia preparada para realizar "ronda especial de negociações"

O negociador ucraniano Mykhailo Podolyak garantiu que esta ‘“ronda especial de negociações” seria realizada “sem quaisquer condições” e teria como objetivo salvar “todas” as pessoas que ainda estão retidas em Mariupol.

Notícia

© Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
20/04/2022 22:12 ‧ 20/04/2022 por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

Guerra na Ucrânia

A Ucrânia está preparada para realizar uma “ronda especial de negociações” com a Rússia por causa da situação humanitária em Mariupol, informou, esta quarta-feira, o conselheiro presidencial e negociador ucraniano Mykhailo Podolyak.

Na rede social Twitter, Podolyak garantiu que esta ‘“ronda especial de negociações” seria realizada “sem quaisquer condições” e teria como objetivo salvar “todas” as pessoas que ainda estão retidas em Mariupol, cidade sitiada há várias semanas por tropas russas.

“Sim. Sem quaisquer condições. Estamos preparados para realizar uma ‘ronda especial de negociações’ em Mariupol. Um a um. Dois a dois. Para salvar os nossos, Azov, militares, civis, crianças, os vivos e os feridos. Todos. Porque eles são nossos. Porque estão no meu coração. Para sempre”, escreveu.

 

A publicação do conselheiro surge após o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelar que o país está preparado para libertar prisioneiros de guerra russos em troca da abertura de um corredor humanitário em Mariupol

Em conferência de imprensa com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, Zelensky frisou que “a situação em Mariupol está a deteriorar-se”. “Os nossos guerreiros têm centenas de feridos. Protegem civis com as suas costas, perdem as suas vidas. Porque, pelo que eu sei, há cerca de mil civis protegidos pelos nossos militares em Mariupol, incluindo crianças e mulheres”, afirmou.

Ao 56.ª dia de guerra, registam-se pelo menos 2.072 civis mortos e 2.818 feridos, segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito maior.

Leia Também: AO MINUTO: Guterres quer reunir com presidentes; Ministros abandonam G20

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas