Órgãos locais da CNE, membros da comissão nacional, presidente das comissões provinciais eleitorais, diretores nacionais, membros da comissão provincial eleitoral de Luanda e outros participam do primeiro Encontro Nacional Metodológico sobre as Eleições Gerais de 2022 que iniciou hoje, em Luanda.
Manuel Pereira da Silva, que discursava na abertura do encontro, assinalou a preparação dos órgãos locais da CNE, como um dos propósitos do certame, para estes "terem o perfeito domínio das suas competências durante a execução das orientações específicas" do plenário do órgão.
"No quadro da implementação das tarefas, rumo a realização das eleições gerais de 2022", salientou.
Transmitir orientações sobre a forma de cumprimento das tarefas constantes do Plano de Atividade e do Cronograma Institucional da CNE 2022 é também um dos objetivos do encontro.
"Este encontro nacional visa no essencial apresentar as linhas de força sobre as tarefas a serem executadas pela CNE e seus órgãos locais, no quadro da preparação para o melhor exercício das nossas competências na realização das eleições gerais de 2022", disse.
Administração, finanças e gestão pessoal, formação e educação cívica eleitoral e comunicação institucional e marketing eleitoral são os temas que dominam os trabalhos deste encontro que termina no sábado.
As próximas eleições gerais em Angola, o quinto pleito na história política do país, está previsto para a segunda quinzena de agosto próximo.
Organizar, executar, coordenar e conduzir os processos eleitorais, programar e executar a operação logística eleitoral são competências da CNE, que já tem em posse o ficheiro informático provisório de cidadãos maiores com cerca de 14 milhões de eleitores.
"Vota pela paz, democracia e desenvolvimento" é o lema das eleições gerais de 2022.
Leia Também: PGR angolana quer "descobrir verdade" sobre desvio de 30 milhões