Vídeo mostra primeiro resgate de civis em Azovstal

A operação no complexo está prevista continuar durante o dia de hoje, e teve início marcado para as 8h locais (6h de Lisboa).

NotíciaVídeo

© Reuters

Notícias ao Minuto
02/05/2022 08:47 ‧ 02/05/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Azovstal

Mais de de dois meses depois de as tropas russas invadirem a Ucrânia, cerca de 100 civis ucranianos foram resgatados do complexo de Azovstal, em Mariupol.

As primeiras imagens desse resgate foram partilhadas no domingo, naquele que foi o segundo dia de evacuação do complexo. No local, é estimado que estejam entre mil a três mil pessoas, entre os quais civis e militares ucranianos.

Nos últimos dois dias, cerca de 100 mulheres e crianças terão sido retiradas do complexo, com a ajuda da Cruz Vermelha e da Organização das Nações Unidas, e encaminhadas para Zaporizhzhia.

No domingo à noite, o presidente da Ucrânia sublinhou a importância desde cessar-fogo que permitiu, pela primeira vez, a retirada de civis de Azovstal. 

A operação em Azovstal está prevista continuar durante esta segunda-feira, e teve início marcado para as 8h locais (6h de Lisboa).

"Há boas notícias. Com o apoio das Nações Unidas e da Cruz Vermelha, foram hoje acordados dois locais adicionais para colocar pessoas num comboio que saia de Mariupol. Estes são a aldeia de Mangush, na região de Donetsk, e Lunacharsky, perto de Berdiansk, a leste de Mariupol", indicam as autoridades nuam mensagem partilhada na rede social Telegram.

Leia Também: AO MINUTO: Civis resgatados em Mariupol; Explosões em Belgorod, na Rússia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas