O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, considerou, esta segunda-feira, que as recentes declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, mostram que Moscovo se esqueceu de todas “as lições da Segunda Guerra Mundial”.
No seu habitual discurso diário, o presidente ucraniano criticou as palavras de Lavrov, que o comparou a Adolf Hitler, dizendo que o ditador tinha “sangue judeu”, tal como Zelensky.
“Não tenho palavras. Ninguém ouviu qualquer justificação ou um desmentido da parte de Moscovo. Só temos silêncio. Isto mostra que a liderança russa se esqueceu de todas as lições da Segunda Guerra Mundial”, disse Zelensky.
“Ou então talvez nunca tenha aprendido essas lições”, acrescentou.
Recorde-se que as declarações do governante russo, ao canal Rete 4, surgiram depois de o jornalista questionar a razão que levava a Rússia a dizer que tinha que "desnazificar" a Ucrânia, se o presidente do país era judeu.
"Quando eles [ucranianos] dizem 'que desnazificação é esta se nós somos judeus', penso que Hitler também tinha ascendência judaica, por isso, isso não significa nada", disse Lavrov. "Durante muito tempo, ouvimos as pessoas sábias judias dizer que os maiores antissemitas são os próprios judeus", afirmou.
Leia Também: Israel exige pedido de desculpas após Lavrov comparar Zelensky a Hitler