Um menino de 6 anos encontrou um dente de 10 centímetros do tubarão pré-histórico megalodonte, enquanto procurava fósseis e conchas numa praia em Suffolk, no Reino Unido.
“O Sammy ficou muito entusiasmado, porque já tínhamos visto fragmentos de dentes de tubarão na praia, mas nenhum tão grande e pesado como este”, disse à BBC o pai, Peter Shelton.
Depois da descoberta, pai e filho enviaram uma fotografia do dente ao professor Ben Garrod, da Universidade de East Anglia, que conformou que o fóssil pertencia a um megalodonte.
“Os dentes [deste tubarão] não são encontrados com frequência na costa do Reino Unido. Talvez uma mão cheia de vezes por ano, mas este é um exemplar particularmente bom, e em boas condições”, esclareceu o especialista.
O tubarão gigante – cujo nome significa ‘dente grande’ – foi considerado extinto há cerca de três milhões de anos, dominando os oceanos há 22 milhões de anos.
A descoberta de Sammy foi, assim, “muito grande” para uma criança, uma vez que encontrar um dente de um megalodonte não é comum.
“Estou à procura desde que era criança e conhecia todas as praias na área – mas ainda não encontrei o meu megalodonte”, confessou o professor.
Sammy partilhou o seu entusiasmo com os colegas de escola, acabando por ser premiado com o distintivo de explorador nos escuteiros locais.
Leia Também: Criança sobrevive a ataque de tubarão após atingir animal na cabeça