Uso de armas nucleares definido na "doutrina militar" russa, diz ministro
"Temos uma doutrina militar - tudo está escrito lá", diz o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, sobre o uso de armas nucleares por parte do país.
© Getty Images
Mundo Ucrânia/Rússia
Questionado se a Rússia descartaria um ataque nuclear tático preventivo contra a Ucrânia, o vice-ministro dos negócios estrangeiros russo, Alexander Grushko, disse, esta terça-feira, que uma decisão sobre o possível uso de armas nucleares foi claramente definida na doutrina militar russa, informou a agência estatal RIA.
"Temos uma doutrina militar - tudo está escrito lá", disse o governante, citado pela agência.
Segundo os princípios oficiais de implantação militar da Rússia, é permitido o uso de armas nucleares se este tipo de armamento, ou outros tipos de armas de destruição em massa, forem usadas contra a Rússia, ou se o estado russo enfrentar uma ameaça existencial de armas ditas convencionais.
Neste sentido, a decisão de usar o vasto arsenal nuclear da Rússia, o maior do mundo, cabe apenas ao presidente russo, Vladimir Putin.
O diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, William Burns, disse no sábado que Putin acredita que não pode dar-se ao luxo de perder na Ucrânia e alertou que o Ocidente não pode ignorar o risco do uso de armas nucleares táticas por Moscovo.
Leia Também: Forças russas e separatistas chegam à fronteira administrativa de Lugansk
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com