Nepalesa escala monte Evereste pela 10.ª vez e quebra o próprio recorde
Nascida entre 11 irmãos, Lhakpa é natural do distrito de Sankhuwasabha, tendo escalado a montanha pela última vez em 2018.
© Reuters
Mundo Monte Everest
Uma nepalesa de 48 anos escalou o monte Evereste pela 10.ª vez, na quinta-feira, quebrando o seu próprio recorde quanto ao maior número de expedições por uma mulher alpinista, naquela que é a montanha mais alta do mundo.
“Lhakpa Sherpa quebrou o seu próprio recorde e tornou-se a primeira mulher a alcançar 10 escaladas [no monte Evereste]”, disse o seu irmão Mingma Gelu Sherpa, membro da sua agência de escalada, citado pela Reuters.
Bhishma Kumar Bhattarai, do turismo nepalês, confirmou a autenticidade da jornada.
Nascida entre 11 irmãos, Lhakpa é natural do distrito de Sankhuwasabha, tendo escalado a montanha pela última vez em 2018.
Também na quinta-feira, a Reuters detalha que sete membros da expedição, Full Circle, originais dos Estados Unidos e do Quénia, escalaram o monte Evereste. Trata-se da primeira vez que um grupo é composto apenas por membros negros, referiu a agência responsável.
Desde 1953, o monte Everest já foi escalado 10.657 vezes, tanto do lado do Nepal, como do Tibete. Pelo menos 311 pessoas morreram na jornada.
Leia Também: Nepal fecha fronteiras com Índia e China antes das eleições locais
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com