O secretário de estado dos Estados Unidos da América (EUA), Antony Blinken, anunciou esta quarta-feira que o país está a preparar duas novas ajudas de emergência relacionadas com a guerra na Ucrânia.
“Dada a urgência da crise, anunciamos mais 215 milhões de dólares (205 milhões de euros) em assistência alimentar emergencial, e faremos muito mais”, anunciou Blinken nas Nações Unidas durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar global, citado pela CNN Internacional.
Sublinhou ainda que espera que o congresso aprove "aproximadamente 5.5 mil milhões de dólares em financiamento adicional para assistência humanitária e segurança alimentar".
Hosting an important ministerial meeting with allies and partners from around the world today. At the Food Security Ministerial, we came together to highlight the toll of President Putin’s war on the Ukrainian people and how it is exacerbating global hunger. We must act. pic.twitter.com/3pesZ3eLHw
— Secretary Antony Blinken (@SecBlinken) May 18, 2022
O secretário de estado revelou também que os EUA se comprometem a doar 500 milhões de dólares (477 milhões de euros) para aumentar a produção americana de fertilizantes. Isto acontece porque há uma necessidade crescente de fertilizantes em países que tradicionalmente os obtinham através de compras feitas à Rússia, que é o maior exportador mundial de fertilizantes.
Por fim, o governante pediu aos outros países que têm fertilizantes e grãos e que também estão a passar pela escassez global por causa da guerra na Ucrânia, que ajudem rapidamente nesta crise alimentar que cresce todos os dias.
“O custo de fazer negócios para organizações vitais como o Programa Mundial de Alimentos, a Organização para Agricultura e Alimentação, a UNICEF entre outros, está a subir. Temos que os ajudar a continuar a fazer os seus negócios”, rematou o secretário de estado.
Leia Também: Porta-aviões dos EUA à disposição da NATO pela 2.ª vez em 2022