Já foram confirmados mais de 200 casos do vírus Monkeypox em todo o mundo. De acordo com uma atualização do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), esta quarta-feira, 25 de maio, havia registo de 219 casos confirmados em países onde a doença não é endémica.
“Um surto de monkeypox está a ocorrer em vários países desde o início de maio. Em 25 de maio de 2022, um total de 219 casos confirmados foram relatados em todo o mundo, com a maioria dos casos a ser detetados em homens jovens, identificando-se como homens que fazem sexo com homens”, lê-se numa nota epidemiológica divulgada pelo ECDC na noite de quarta-feira.
Note-se, contudo, que, segundo a análise do Notícias ao Minuto, estes números podem estar já desatualizados. De acordo com o ECDC, Portugal é o terceiro país com mais casos, com um total de 37. É de realçar, no entanto, que a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou ontem o número de casos confirmados para 49.
Segundo o ECDC, o Reino Unido é o país onde foram detetados mais casos a nível mundial (71), seguido de Espanha (57).
A Europa concentra a maior parte dos casos, mas já foram reportadas infeções no Canadá, Estados Unidos, Austrália, Israel e Emirados Árabes Unidos. Há ainda casos suspeitos noutros países, como Argentina e Marrocos, que não entram na contabilização.
É de realçar que o número apresentado pelo ECDC quase triplicou. No primeiro balanço, a 20 de maio, o ECDC reportava 38 casos.
Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) indicava na terça-feira que havia registo de 131 casos em 19 países.
Leia Também: Monkeypox. Risco de surto "alargado" na população é "relativamente baixo"