Quase uma semana depois do tiroteio no Texas que resultou na morte de 19 crianças e duas professoras numa escola primária em Uvalde, EUA, começam a realizar-se os velórios e funerais das vítimas.
Os caixões serão personalizados - com os interesses das vítimas - por Trey Ganem, da empresa SoulShine Industries.
Ganem disse à CNN que foi contratado pela Texas Funeral Directors Association para fazer os caixões. Juntamente com o filho, de 25 anos, tem trabalhado sem parar para poder dar a estas famílias a despedida que merecem.
Os caixões foram comprados à empresa, na Geórgia, que trabalhou ao longo de 20 horas seguidas para os produzir. Chegaram ao Texas no início de sexta-feira e logo a dupla começou a personalizá-los em tempo recorde.
Foram precisos três dias, e poucas horas de sono, para concluir os 19 caixões. As famílias foram incluídas no processo para que Ganem soubesse o que integrar em cada caixão para que fosse feito à imagem das vítimas.
Com referências a princesas, softball, dinossauros ou TikTok e Homem-Aranha, cada caixão é único.
Meet the TX man who’s making customized caskets for each of the 19 young victims and two teachers from the school shooting in #Uvalde. Trey Ganem visited with the families last week so each casket is personalized to include each child's interests.
— John-Carlos Estrada (@Mr_JCE) May 31, 2022
: SoulShine Industries pic.twitter.com/eeoOZHcrfF
Cada trabalho custou entre 3.400 a 3.800 dólares [entre 3.169 a 3.542 euros] e a empresa pagou quase tudo, apesar de ter recebido alguns donativos. "Nem pensei duas vezes quando me pediram para fazer isto", diz Trey.
Amerie Jo Garza e Maite Rodriguez, duas das crianças de 10 anos vítimas do tiroteio na Escola Primária Robb, em Uvalde, no Texas, tiveram a última homenagem na terça-feira, dia 31 de maio. Foram as primeiras cerimónias fúnebres a ser concretizadas.
O autor do massacre, residente em Uvalde, identificado como Salvador Ramos de 18 anos, entrou no estabelecimento de ensino com um revólver e, possivelmente, uma espingarda abrindo fogo sobre as vítimas. Foi abatido pelas autoridades.
Leia Também: Massacre no Texas. As imagens do primeiro funeral das vítimas de Uvalde