A Polícia Federal brasileira anunciou, esta sexta-feira, que as equipas de busca da ‘Operação Javari’ - que procuram o jornalista britânico e o ativista brasileiro desaparecidos desde o passado domingo na Amazónia - encontraram “material orgânico aparentemente humano”. A descoberta foi feita no Rio Itaquaí, na região onde Dom Phillips e Bruno Pereira foram vistos pela última vez.
Segundo a imprensa brasileira, a autoridade revelou ainda que o material encontrado foi encaminhado para análise para o Instituto Nacional de Criminalística, à semelhança das amostras de sangue encontradas na embarcação do principal suspeito de envolvimento nos desaparecimentos.
Ainda esta sexta-feira, os investigadores responsáveis pelo caso anunciaram que procederam à “recolha de material genético de referência” do jornalista, em Salvador, e do indigenista, em Recife. “O material recolhido será utilizado na análise comparativa com o sangue encontrado na embarcação”, referiu a Polícia Federal.
Sublinhe-se que Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian, e o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira estão desaparecidos desde domingo. O desaparecimento aconteceu na sequência de ameaças, na Amazónia.
Segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Phillips e Pereira desapareceram quando se deslocaram para fazer uma visita a uma equipa de vigilância indígena, para que o jornalista conhecesse o local e fizesse algumas entrevistas com indígenas que vivem na área, que nos últimos anos está a ser atacada constantemente por mineradores ilegais, madeireiros e invasores.
Leia Também: Vestígios de sangue em barco de suspeito no desaparecimento de jornalista