Os funcionários da Casa Branca duvidam que a Ucrânia consiga reconquistar os territórios perdidos para a Rússia durante a invasão, revelaram fontes à CNN International.
Segundo a estação norte-americana, os conselheiros do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, já começaram a debater se o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deverá mudar a sua definição de “vitória” e aceitar a possibilidade de o território da Ucrânia diminuir.
No entanto, asseguraram os funcionários à CNN, os EUA não vão pressionar a Ucrânia a ceder territórios à Rússia com o objetivo de terminar a guerra que dura já há quatro meses. Segundo as fontes, “há esperança de que as forças ucranianas sejam capazes de recuperar partes significativas de território numa provável contra-ofensiva no final do ano”.
Já um assessor do Congresso disse à CNN que “não é inevitável” que a Ucrânia perca territórios. “Se a Ucrânia puder retomar estes territórios é em grande parte, se não inteiramente, em função do apoio que lhes damos”, afirmou.
Assinala-se, esta terça-feira, o 125.º dia da guerra na Ucrânia, que já provocou, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a morte a 4.662 civis e deixou 5.803 feridos.
Leia Também: AO MINUTO: 18 mortos em ataque a Kremenchuk; Prisioneiros incomunicáveis