Os passageiros do comboio de alta velocidade (AVE) Madrid-Galiza viram-se rodeados pelas chamas no troço de Zamora, momento que ficou registado em vídeo.
As imagens, captadas pelas 9h30 da manhã desta segunda-feira, mostram os passageiros a olhar pelas janelas rodeadas de chamas, enquanto o comboio permanece imobilizado.
O incêndio obrigou ao corte do trajeto do comboio de alta velocidade entre Zamora e Puebla de Sanabria, tendo os passageiros realizado o resto do trajeto em autocarros, segundo a agência EFE. Também a estrada nacional 631 e outras estradas secundárias da zona, foram cortadas, devido a um incêndio que obrigou ainda à evacuação de 14 localidades. No total, várias centenas de moradores tiveram de deixar as suas casas.
Um segundo pastor está a ser procurado na zona onde, esta segunda-feira, foi encontrado o corpo de um pastor de 69 anos, Victoriano Antón Ratón, “a cerca de quatro quilómetros a oeste de Escober de Tábara", na província de Zamora, "numa zona florestal queimada por um incêndio que deflagrou em Losacio", de acordo com informações do governo regional de Castela e Leão.
De notar que um bombeiro de 62 anos, Daniel Gullón Varas, morreu na noite de domingo enquanto combatia o incêndio, segundo as autoridades espanholas. Outros dois bombeiros sofreram queimaduras leves.
Recorde-se que Espanha está a enfrentar há mais de uma semana uma onda de calor extrema que causou vários incêndios que devastaram dezenas de milhares de hectares em todo o país.
"As alterações climáticas matam pessoas, mas também o nosso ecossistema, a nossa biodiversidade", reagiu o primeiro-ministro Pedro Sánchez, durante uma visita à Extremadura, região do oeste do país particularmente afetada pelos incêndios.
"Desde o início do ano, 70 mil hectares [de floresta] foram destruídos por incêndios. Isto é quase o dobro da média da última década", acrescentou.
Quase toda a Espanha permanece, esta segunda-feira, em alerta de incêndio de "risco extremo", o mais elevado.
Devido à onda de calor, são esperados 42º no País Basco e em Navarra. Em Madrid, por sua vez, a temperatura cairá muito ligeiramente para os 39º. A partir de terça-feira, espera-se que o calor extremo chegue ao fim, ainda que as temperaturas se mantenham elevadas nos próximos dias.
Leia Também: Espanha. Incêndios em Zamora fazem a segunda morte