Onda de calor na Europa vai continuar até à próxima semana
"Não vão existir alterações até meados da próxima semana", diz a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
© Reuters
Mundo Calor
A onda de calor na Europa deve atingir o pico, esta terça-feira, mas as temperaturas podem permanecer acima do normal até meio da próxima semana, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), citada pela Reuters.
Segundo Robert Stefanski, chefe de Serviços Climáticos Aplicados da OMM, numa conferência de imprensa: "Infelizmente, olhando para todos os modelos de todos os nossos parceiros em nível nacional e regional, possivelmente não vão existir alterações até meados da próxima semana".
Estas afirmações acontecem depois do Reino Unido registar a sua temperatura mais alta de todos os tempos de 40 graus celsius e o sul da Europa estar a ser afetado por uma enorme vaga de incêndios florestais da qual Portugal faz parte.
Stefanski espera assim que as temperaturas atinjam o pico esta terça-feira, mas permaneçam acima da média.
Na mesma conferência, o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, alertou que espera ver um número "muito maior" de ondas de calor no futuro devido às alterações climáticas.
"A direção é clara e no futuro este tipo de onda de calor será normal e veremos extremos ainda mais fortes", refere .
Segundo a organização internacional, nos próximos dias vamos observar mais mortes entre idosos e pessoas com condições de saúde pré-existentes, bem como desafios nos sistemas de saúde devido ao aumento de procura provocado pelo calor.
Leia Também: Calor dentro de casa? Siga as recomendações da Proteção Civil
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com