Em pleno verão, o Ministério da Igualdade espanhol lançou uma campanha que visa encorajar as mulheres com diferentes tipos de corpo a ir à praia, realçando a necessidade de criar um “verão para todos, sem estereótipos e sem violência estética”.
“O verão também é nosso. Aproveita-o como, onde, e com quem quiseres. Hoje brindamos a um verão para todos, sem estereótipos e sem violência estética contra os nossos corpos”, apontou o Ministério da Igualdade, numa publicação na rede social Twitter.
A campanha retrata cinco mulheres com diferentes tipos de corpo, idades, e etnias, a aproveitar um dia de praia. Uma delas está, inclusive, em topless, mostrando ter sido alvo de uma mastectomia.
El verano también es nuestro
— Ministerio de Igualdad (@IgualdadGob) July 27, 2022
Disfrútalo como, donde y con quien tú quieras
Hoy brindamos por un verano para todas, sin estereotipos y sin violencia estética contra nuestros cuerpos.
@ArteMapacheArt para el @InstMujeres pic.twitter.com/7rwpXOEMhv
Irene Montero, ministra da Igualdade, apontou, na mesma rede, que “todos os corpos são válidos e temos o direto de aproveitar a vida tal como somos, sem culpa ou vergonha. O verão é para todos!”, escreveu.
Todos los cuerpos son válidos y tenemos derecho a disfrutar de la vida como somos, sin culpa ni vergüenza. ¡El verano es para todas! #ElVeranoEsNuestro pic.twitter.com/oH09KGJkEn
— Irene Montero (@IreneMontero) July 27, 2022
“Todos os corpos são corpos de praia. E de montanha. Os nossos corpos são para ser cuidados, respeitados, e desfrutados”, complementou Ione Belarra, ministra dos Direitos Sociais e secretária-geral do partido Podemos.
Todos los cuerpos son cuerpos de playa. Y de montaña. Nuestros cuerpos son para ser cuidados, respetados y disfrutados. #ElVeranoEsNuestro pic.twitter.com/lV4ezI0jHE
— Ione Belarra (@ionebelarra) July 27, 2022
Também Antonia Morillas, diretora do Instituto das Mulheres, recorreu ao Twitter para divulgar a campanha, apelando a “corpos diversos, livres de estereótipos de género, a ocupar todos os espaços”.
“O verão também nos pertence. Livres, iguais e diversas”, acrescentou.
El @InstMujeres lanza #ElVeranoEsNuestro. Cuerpos diversos, libres de estereotipos de género, ocupando todos los espacios. El verano también nos pertenece. Libres, iguales y diversas. pic.twitter.com/BjS3YDaEYR
— Toni Morillas (@antoniamorillas) July 27, 2022
Face às críticas de Cayo Lara, antigo coordenador federal da Esquerda Unida, que classificou a campanha como o “cúmulo do absurdo”, considerando que cria “um problema onde não existe”, o Podemos atirou: “Se os corpos vos incomodam, podem ficar em casa a tuitar.”
Si te molestan los cuerpos, puedes quedarte en casa tuiteando, de verdad que no pasa nada pic.twitter.com/sCYGZZGjS5
— PODEMOS (@PODEMOS) July 27, 2022
Leia Também: Paridade da igualdade de género no mundo laboral cai para mínimo em 2022