O governador do estado americano de Kentucky, Andy Beshear, revelou que são esperados enormes danos materiais após as chuvas da noite desta quarta-feira, que levaram a inundações nas casas dos residentes.
"Provavelmente ainda não vimos o pior", disse Beshear na manhã de hoje, alertando: "Infelizmente, acreditamos que muitos americanos poderão perder a maior parte do que têm".
Até ao momento, não há relatos de feridos, contudo está ativo o estado de emergência e a Guarda Nacional foi mobilizada.
O general Hal Lamberton, membro da Guarda Nacional de Kentucky, esclareceu que as autoridades estão a trabalhar para salvar as pessoas que, para se proteger, subiram para os telhados das suas casas ou dos edifícios onde trabalham.
Segundo o USA Today, o Kentucky tem 15 centímetros de água, o que deixou as ruas inundadas. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia em Jackson, está em vigor um aviso de inundação para vários condados que termina na tarde desta quinta-feira.
Floyd co @JimWKYT @nwsjacksonky @brobwx @Kentuckyweather @cjwxguy56 pic.twitter.com/pRbSvdbYma
— Johnny Ray Feltner (@JohnnyRayFeltn1) July 26, 2022
Alguns residentes e meios de comunicação publicaram imagens nas redes sociais onde é possível ver a quantidade de água que existe nas ruas. Chris Bailey, o meteorologista chefe da estação de televisão WKYT, no Kentucky, descreveu-o como "um dos piores eventos de inundação instantânea a atingir o estado".
Flooding in SEKY overnight has reached a very dangerous level. This is McRoberts, KY... that's portions of Letcher County. Catastrophic flooding ongoing for portions of SEKY right now. Video courtesy: Amanda Miller #kywx @FOX56News pic.twitter.com/i5BoeBXUZT
— Chris Johnson FOX 56 Weather (@cjwxguy56) July 28, 2022
Leia Também: Rússia nega pedido de conversa telefónica por parte dos EUA