O primeiro navio com cereais ucranianos a deixar o porto de Odessa, na Ucrânia, após o acordo mediado pela ONU, já foi avistado na costa turca, avança a Reuters.
Sublinhe-se que recentemente tinha sido noticiado que o mau tempo que assola o Mar Negro estava a atrasar o navio de exportação, prevendo-se que chegasse a Istambul, onde a carga será inspecionada, apenas na quarta-feira.
De acordo com a agência noticiosa, que cita o Ministério da Defesa turco, o navio, denominado Razoni, que transporta 26.527 toneladas de cereais com destino ao Líbano, deverá entrar no estreito de Bósforo pelas 19h00 (hora de Lisboa) de hoje.
O navio deverá passar a noite ancorado no mar e na manhã de quarta-feira será inspecionado em Istambul, antes de seguir a sua viagem.
Recorde-se que o centro conjunto, do qual fazem parte representantes russos, ucranianos, turcos e das Nações Unidas, foi criado para fiscalizar o envio dos cereais ucranianos, na sequência dos acordos separados com a Ucrânia e com a Rússia para tentar pôr termo à crise alimentar global.
O acordo de 22 de julho sobre a exportação dos cereais por via marítima permitiu criar corredores seguros através das águas minadas à saída dos portos ucranianos.
Aguarda-se que, ainda no decorrer desta semana, mais navios saiam dos portos da Ucrânia pelos corredores seguros.
Leia Também: Ministros do G7 querem evitar que Rússia use energia como meio de coação