"Cremos que, após o que se passou, a presença de Ellingsen no território russo torna-se impossível", indicou, num comunicado, a porta-voz da diplomacia do Kremlin, Maria Zakharova, adiantando que o embaixador da Noruega em Moscovo, Rune Resaland, já foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.
"[A Resaland] foi apresentado um protesto vigoroso pelo comportamento inaceitável da cônsul Elisabeth Ellingsen num hotel em Murmansk, a 06 de julho, quando proferiu declarações russofóbicas e abusivas", lê-se no comunicado.
A diplomacia norueguesa confirmou a convocação do embaixador em Moscovo e acrescentou que o visto de trabalho de Ellingsen, cônsul precisamente em Murmansk, foi retirado.
"Na reunião, o embaixador (norueguês) reiterou o pedido de desculpas de Oslo, apontando que as palavras usadas pela colaboradora não refletem a política norueguesa e as opiniões norueguesas em relação à Rússia e aos russos", afirmou a porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Guri Solberg, que referiu que Ellingsen já não se encontra em território russo.
O incidente ganhou relevância depois de, na semana passada, o vídeo de vigilância da receção do hotel em Murmansk ter surgido nas redes sociais.
"Odeio os russos. Deem-me outro quarto. Não vou sair daqui. [...] Como é vocês podem dizer que o quarto está limpo? Estou habituada a limpar quartos, sou da Escandinávia, não como uma mulher russa que limpa o melhor que pode", ouve-se Ellingsen a discutir.
"I hate Russians" - the consul of Norway, Elisabeth Ellingsen, threw a tantrum in Murmansk because the cleaning of her room "took way too long". This is a diplomat of a large European state. pic.twitter.com/papSTZ2S9P
— Levi (@Levi_godman) July 30, 2022
Segundo Oslo, o consulado-geral norueguês em Murmansk está temporariamente fechado desde 01 de julho devido à "difícil momento" das relações bilaterais, situação provocada pelo alinhamento ocidental da Noruega na invasão russa da Ucrânia, na sequência das sanções europeias e norte-americanas a Moscovo.
Leia Também: Governo da Suíça proíbe importações de ouro da Rússia