Localizado entre a Polónia e a Lituânia, o território russo de Kaliningrado é globalmente abastecido por comboios da Rússia continental.
"As médias de alguns códigos de produtos já foram alcançadas", disse a transportadora pública lituana à agência de notícias AFP.
Esses abrangem produtos de ferro e aço, madeira, fertilizantes e etilenoglicol.
"Quando a quantidade transportada de mercadorias específicas atinge as médias anuais fixas, os pedidos de transporte são indeferidos e o seu transporte não é realizado", especificou a companhia.
O trânsito ferroviário para Kaliningrado foi retomado em julho, sob "diretrizes europeias", depois de ter sido interrompido no mês anterior por Vílnius no âmbito das sanções da União Europeia (UE) às importações de mercadorias russas, após a invasão da Rússia à Ucrânia.
A UE permitiu o trânsito ferroviário após semanas de tensão com Moscovo, que chamou à atitude lituana de "bloqueio" ao enclave e ameaçou retaliar.
As diretrizes europeias, no entanto, permitem controlar as quantidades de mercadorias que transitam pela UE para garantir que correspondam às necessidades do enclave russo.
A Lituânia calcula os seus volumes com base na média das mercadorias transportadas por ferrovia dos últimos três anos.
Leia Também: Acordo de princípio para que Kyiv seja representada pela Suíça na Rússia