Conheceram-se em 1950 quando ainda eram apenas dois estudantes em Moscovo. A história de amor de Mikhail Gorbachev e Raísa Gorbacheva começou cedo, mas nem por isso 'arrefeceu'. O ex-líder da URSS nunca escondeu o vínculo que os unia.
O casal conheceu-se na Universidade Estadual de Moscovo, na Rússia. Raísa tinha saído de uma pequena aldeia de Rubtsovsk, perto da fronteira com a Mongólia, para estudar filosofia, ao passo que Gorbachev era estudante de direito em Stavropol, no sul da Rússia.
Num livro de memórias de 2012 intitulado 'Alone with Myself [Sozinho comigo]', Gorbachev relatou como foi o início da relação com Raísa, que, segundo descrevia o ex-presidente russo num documentário, "tinha algo magnífico nela... era como uma princesa".
Gorbachev lembra nesse livro como a mulher não se mostrou interessada num relacionamento quando a conheceu. "Senti que estava a perder a cabeça. Eu queria vê-la e estar onde quer que ela estivesse", escreveu acrescentando que Raísa estava a recuperar de uma relação falhada cujo término foi doloroso.
Mas Gorbachev persistiu e o primeiro beijo poderia ter sido escrito para um qualquer filme romântico. Foi num parque de Moscovo que se beijaram pela primeira vez, depois de terem ido nadar num lago. Após o beijo, uma forte tempestade começou a cair.
“Lembro-me do rosto de Raísa num relâmpago, os seus olhos assustados e cheios de perguntas. Abracei-a e desajeitadamente, mas apaixonadamente, comecei a beijá-la", lembrou o antigo político russo.
Depois do casamento, em 1953, foram viver para Stavropol, onde Gorbachev iniciou uma rápida ascensão no Partido Comunista que o tornou o membro mais jovem do Politburo (comité executivo dos partidos comunistas), aos 49 anos, em 1979. Raísa trabalhava como professora de filosofia e sociologia.
No seu livro de memórias, Gorbachev lembra como a mulher esteve sempre a seu lado em todos os 'degraus' do caminho.
Mas a saúde de Raísa começou a dar sinais de fraqueza em 1991, quando Raísa sofreu um mini-derrame e ficou sem falar por vários dias. Oito anos depois foi diagnosticada com leucemia. Morreu aos 67 anos, em 1999, deixando um líder russo que não escondeu a sua dor.
Depois da morte da mulher, Gorbachev admitiu nunca se ter sentido tão sozinho. "Espero que nos encontremos novamente", assumiu.
Em 2006, Gorbachev criou uma fundação com o nome da mulher, que arrecadava fundos para ajudar crianças com leucemia e outras formas de cancro.
Ontem, dia 30 de agosto, o ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev morreu aos 91 anos.
Segundo as informações iniciais, Mikhail Gorbachev será enterrado no cemitério Novodevichy, em Moscovo, onde se encontram os restos mortais de figuras importantes da história russa, assim como o túmulo da sua Raísa.
Leia Também: "Superstar": Gorbachev foi estrela nos Simpsons, na Pizza Hut e na música