Presidente da comissão do bicentenário desculpa ausência de Bolsonaro

O presidente da comissão do bicentenário do Senado brasileiro pediu hoje desculpas aos chefes de Estado estrangeiros, entre os quais Marcelo Rebelo de Sousa, pela ausência não justificada e sem mensagem por parte do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Notícia

© Getty Images

Lusa
08/09/2022 15:54 ‧ 08/09/2022 por Lusa

Mundo

Bicentenário

"Peço desculpas aos chefes de Estado estrangeiros e às missões diplomáticas pela ausência e não encaminhamento de nenhuma mensagem da parte do atual magistrado do Estado da Nação", afirmou Randolfe Rodrigues.

A informação de que o Presidente brasileiro tinha cancelado a sua presença na sessão solene do Congresso brasileiro para celebrar os 200 anos da independência do Brasil aconteceu a pouco menos de 20 minutos de a cerimónia oficial começar.

Este cancelamento surge um dia depois de o Presidente brasileiro ter participado em Brasília e no Rio de Janeiro nas maiores cerimónias, desfiles e manifestações do bicentenário da independência, que foram acusadas de se terem transformado num comício político de Jair Bolsonaro, a menos de um mês das eleições presidenciais, e que foram alvo de várias críticas por grande parte dos quadrantes políticos.

Discursando perante várias figuras dos três poderes brasileiros poderes e ainda perante os chefes de Estado de Portugal, Guiné-Bissau e Cabo Verde e os representantes de restantes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Randolfe Rodrigues afirmou que "a celebração do 07 de setembro é de todos, não de uma fação, de uma parte".

"Perdemos o caminho que nos foi outorgado", disse.

O também líder da oposição no senado e um dos coordenadores da campanha de Lula da Silva à presidência leu ainda uma mensagem por parte do ex-presidente brasileiro.

"A minha indignação é ainda maior e acredito que a de todas as pessoas deste país é ainda maior quando uma data nacional que deveria celebrar a união de todos os brasileiros é utilizada por alguns para espalhar o ódio e o atentado à democracia. Democracia, nestes 200 anos, a maior conquista que nós tivemos", declarou.

Leia Também: PAN lamenta que Marcelo "não tenha saído" com "barbaridades" de Bolsonaro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas