Izium foi uma das regiões ucranianas recentemente recapturadas às forças russas e, esta quarta-feira, recebeu a visita surpresa do presidente do país, Volodymyr Zelensky. Durante a presença do chefe de Estado, ocorreu uma cerimónia que marcou o momento em que a bandeira da Ucrânia voltou a ser hasteada na cidade. Este foi partilhado pela agência bielorrussa Nexta.
A cerimónia, que começou com um minuto de silêncio em homenagem aos soldados que morreram durante a recaptura da cidade, contou também com a presença da vice-ministra da Defesa, Hanna Malyar, bem como de vários representantes das Forças Armadas ucranianas.
Na contraofensiva ucraniana, mais de 300 localidades já foram recapturadas pelas forças de Kyiv na região do nordeste do país, de onde as forças russas já se retiraram quase por completo.
Volodymir Zelenskyy took part in the ceremony of raising the national flag of #Ukraine in #Izium. pic.twitter.com/4vevciqZgT
— NEXTA (@nexta_tv) September 14, 2022
A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de sete milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Leia Também: Ucrânia. Eis o que restou de Izium após a saída das forças russas