Ministro da Lituânia nega asilo a russos: "Devem lutar contra Putin"

Numa declaração feita na rede social Twitter, Landsbergis afirma que não será dado asilo aos "que simplesmente fogem da responsabilidade". 

Notícia

© PETRAS MALUKAS / AFP) (Photo by PETRAS MALUKAS/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
23/09/2022 23:12 ‧ 23/09/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, Gabrielius Landsbergis, afirmou, esta sexta-feira à noite, que o país não garantirá asilo aos russos e, em vez disso, estes devem permanecer na Rússia para lutar "contra Putin". 

Numa declaração feita na rede social Twitter, Landsbergis afirma que não será dado asilo aos "que simplesmente fogem da responsabilidade". "Os russos devem ficar e lutar. Contra Putin", frisa o ministro. 

Refira-se que muitos russos iniciaram uma 'retirada' do país após o anúncio da mobilização parcial feito pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, na quarta-feira. 

A decisão não foi bem recebida pelos russos que esgotaram rapidamente muitos voos para abandonar o país. Outros tentam passar a fronteira em direção à Finlândia, tendo já obrigado o governo finlandês a tomar medidas. 

A Finlândia anunciou hoje a intenção de impedir completamente a entrada de turistas russos no país, mesmo que tenham visto, alegando que estes podem causar "um grave prejuízo para a posição internacional da Finlândia".

Leia Também: Finlândia vai impedir completamente entrada de turistas russos no país

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas