"Bravo, Giorgia. Uma vitória merecida. Parabéns!", declarou Orbán nas suas redes sociais sobre a vitória da coligação de direita liderada pelo partido Irmãos de Itália (FdI) nas eleições legislativas de domingo.
Orbán ilustrou a sua felicitação com uma fotografia de ambos.
A FdI somou 26,2% dos votos nas eleições italianas e junto com os seus parceiros de coligação, a Liga, de Matteo Salvini, e a Força Itália (FI), de Sílvio Berlusconi, alcançaram 44,1% dos votos.
A imprensa oficial húngara destacou a boa ligação que existe há vários anos entre Giorgia Meloni e Orbán em questões como a luta contra as migrações e a defesa da soberania dos Estados.
A ascensão ao poder de Giorgia Meloni em Itália poderá fornecer a Orbán algum apoio internacional, quando o líder húngaro se distanciou da Polónia e de outros parceiros da Europa Central devido à sua postura solidária com Moscovo na guerra da Ucrânia.
Giorgia Meloni deverá ser a primeira mulher a ocupar a liderança de um governo em Itália.
O partido de Meloni foi formado em 2012, e tem raízes no Movimento Social Italiano (MSI), fundado por seguidores do ditador fascista Benito Mussolini (1883-1945).
Leia Também: PPE felicita Força Itália e acredita que novo governo será pró-europeu