Ataque nuclear russo na Ucrânia poderá provocar "resposta física" da NATO

Um alto funcionário da aliança transatlântica afirmou que qualquer utilização de armas nucleares por Moscovo teria “consequências sem precedentes”.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
12/10/2022 20:21 ‧ 12/10/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

Um alto funcionário da aliança transatlântica NATO considerou, esta quarta-feira, que um ataque nuclear por parte da Rússia mudaria o curso do conflito e, provavelmente, provocaria uma "resposta física" dos aliados da Ucrânia e da própria aliança.

Citado pela agência de notícias Reuters, o funcionário, que falou de forma anónima, afirmou que qualquer utilização de armas nucleares por Moscovo teria "consequências sem precedentes" e "quase certamente obteria uma resposta física de muitos aliados, e potencialmente da própria NATO".

Segundo considerou o responsável, a resposta será diferente dos objetivos de Moscovo, que utiliza a retórica nuclear para dissuadir a NATO e outros países de se envolverem diretamente no conflito.

As declarações surgem numa altura em que os ministros da Defesa da NATO se reúnem, em Bruxelas, para reforçar o apoio à Ucrânia devido às ameaças russas. 

Antes da reunião, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, exortou os Aliados a disponibilizarem à Ucrânia "diferentes tipos" de sistemas de defesa aérea, dados os bombardeamentos e ameaças nucleares russas, vincando também ser "extremamente importante" salvaguardar infraestruturas energéticas este inverno.

Leia Também: NATO pede envio de "vários tipos de defesa aérea" às forças ucranianas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas