Onde está Elnaz Rekabi? Iraniana que competiu sem hijab está desaparecida

Atleta conquistou no domingo a medalha de bronze na final do campeonato asiático de escalada, mas está incontactável desde então.

NotíciaVídeo

© Reprodução/Twitter

Notícias ao Minuto
18/10/2022 10:55 ‧ 18/10/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Irão

A atleta iraniana Elnaz Rekabi, que conquistou no domingo a medalha de bronze na final do campeonato asiático de escalada, na Coreia do Sul, depois de competir sem hijab, está incontactável.

De acordo com a BBC, amigos e familiares não conseguem entrar em contacto com Rekabi desde a noite de domingo. O mesmo canal adianta que o passaporte e o telefone da atleta foram apreendidos.

Após usar um hijab, o véu tradicional muçulmano que cobre a cabeça e os ombros, nas primeiras eliminatórias do campeonato, Rekabi, de 33 anos, deixou o lenço de lado e competiu de cabelo solto na final, com a bandeira do Irão ao peito [vídeo acima], apesar de as mulheres serem obrigadas, por lei, a usar o hijab quando participam em competições, mesmo fora do Irão.

O gesto foi visto como uma demonstração de apoio às mulheres iranianas que se têm manifestado contra a obrigatoriedade do uso do hijab após a morte de Mahsa Amini.

Neste momento, não é certo se a iraniana está de regresso a Teerão em segurança. O site de notícias online Iran Wire afirma que Rekabi foi levada à embaixada iraniana em Seul para garantir que ela não iria sofrer consequências. 

Face às suspeitas e incertezas, o governo de Teerão já negou que Elnaz Rekabi tenha sido detida e obrigada a regressar ao Irão, após ter participado no campeonato asiático de escalada.

Elnaz Rekabi terá deixado Seul num voo com destino a Teerão na manhã de hoje, disse a Embaixada do Irão na Coreia do Sul, na rede social Twitter.

Segundo o grupo iraniano Iran Human Rights, sediado em Oslo, 122 pessoas foram mortas durante a repressão das manifestações ocorridas na sequência da morte de Mahsa Amini.

Na passada sexta-feira, a Amnistia Internacional lamentou a morte de pelo menos 23 crianças "mortas pelas forças de segurança iranianas".

Leia Também: Irão nega detenção de atleta de escalada que competiu sem véu

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas