Na noite do dia 1 para o dia 2 de novembro, o México parou para celebrar a vida. No Dia dos Mortos, milhares de pessoas deixaram oferendas aos seus entes queridos já falecidos, homenageando a sua vida.
Entre altares e pétalas laranja de ‘cempasúchil - uma flor emblemática mexicana -, que dão cor ao Dia dos Mortos e mostram o caminho aos espíritos, a população ‘trouxe de volta’ aqueles que já morreram, cobrindo-os com oferendas.
Além disso, fizeram desfilar os seus ossos nas ruas, de forma a homenagear as almas dos mortos que regressam para visitar os vivos na noite de 1 para 2 de novembro, segundo a tradição.
Mais de um milhão de pessoas, entre mexicanos e estrangeiros, participaram no desfile que antecipava o Dia dos Mortos, no sábado, na Cidade do México.
O feriado mais popular do México mistura ritos pré-hispânicos e festas cristãs, ocorrendo nos dias 1 e 2 de novembro, por ocasião da festa católica de Todos os Santos, seguida do dia de comemoração dos fiéis defuntos.
O desfile que ocorreu no sábado não é um ritual habitual, mas surgiu da filmagem, de um filme de James Bond, ‘Spectre’, em 2015, que o imaginou para sua encenação. O sucesso do filme levou o município a repetir este desfile todos os anos, desde 2016.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Presidentes do Chile, Bolívia e México saúdam vitória de Lula