A reentrada descontrolada na atmosfera de um foguetão chinês levou, esta sexta-feira, ao encerramento do espaço aéreo de Espanha, segundo avançam os meios de comunicação locais. Entretanto, essa restrição terá sido levantada, de acordo com as recomendações da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês).
O foguetão CZ-5B sobrevoou, durante cerca de uma hora, o espaço aéreo espanhol, de acordo com as informações fornecidas pelos controladores aéreos, na rede social Twitter.
A Proteção Civil espanhola, por sua vez, advertiu que os voos na Catalunha estavam "totalmente" restringidos durante 40 minutos, "devido ao risco associado" à passagem do objeto espacial.
Eurocontrol informa de la reentrada no controlada de un cohete chino en la atmósfera. Se ha establecido Rate Cero para determinadas zonas de espacio aéreo español y ello puede afectar al tráfico aéreo en forma de retrasos en tierra y desvíos de ruta en vuelo. pic.twitter.com/kfFBYG9s8z
— Controladores Aéreos 🇪🇸 (@controladores) November 4, 2022
Também o aeroporto de Barcelona suspendeu todas as partidas e chegadas durante uma hora, o que poderá afetar todos os horários do resto do dia.
A suspensão do tráfego aéreo afetou ainda os aeroportos das Ilhas Baleares, Aragão, e Navarra.
O foguetão foi lançado no dia 31 de outubro, tendo sobrevoado o espaço aéreo de Grécia e de Itália. Previa-se ainda a sua passagem por Portugal e pelo Oceano Atlântico, mas desconhecia-se a localização ou momento de aterragem, diz o El Mundo.
O mesmo meio indica que, segundo a EASA, a passagem do objeto espacial poderia afetar, entre as 9h03 e as 19h37 (hora de Espanha), as regiões de Santa Maria e Lisboa (Portugal), Ilhas Canárias, Madrid e Barcelona (Espanha), Marselha (França), Roma e Brindisi (Itália), Atenas (Grécia) e Nicósia (Chipre).
Siguiendo recomendaciones de @EASA:
— ENAIRE (@ENAIRE) November 4, 2022
@ENAIRE levanta las restricciones en una franja del espacio aéreo español tras el paso del objeto espacial chino CZ-5B.
La entrada no controlada en la atmósfera de un cohete estuvo monitorizada en todo momento.https://t.co/OzwhTO91bC pic.twitter.com/ErkuNP07xr
De momento, apenas um voo da companhia Iberia, a partir do Porto, com destino a Madrid, terá sido cancelado, de acordo com as informações disponíveis na página da ANA - Aeroportos de Portugal.
"A ANAC [Agência Nacional de Aviação Civil] emitiu uma nota com orientações e, no seguimento dessa nota, foi reservado espaço aéreo, mas sem impacto na operação", disse Paulo Lagarto, diretor de comunicação da NAV Portugal, empresa que controla o tráfego aéreo nacional, ao Notícias ao Minuto.
As restrições não estão a ter "qualquer impacto" no momento mas, "se for preciso acrescentar" limitações, essa decisão será tomada, estando a NAV a "monitorizar" a passagem do foguetão, soube ainda o Notícias ao Minuto.
O Notícias ao Minuto aguarda também resposta por parte do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Defesa.
[Notícia atualizada às 13h05]
Leia Também: Alemanha quer desenvolver relação com China apesar de "visões diferentes"