Postos de combustível no Haiti reabrem após dois meses de bloqueio

Os postos de combustível do Haiti abriam hoje após dois meses de bloqueio por parte de gangues, medida saudada pela população com buzinões e palavras de ordem.

Notícia

© Lusa

Lusa
12/11/2022 17:40 ‧ 12/11/2022 por Lusa

Mundo

Haiti

Segundo a Associated Press (AP), depois de dois meses de um bloqueio que paralisou o país, ocorreu hoje uma corrida aos postos de combustível, com populares a considerarem este como "o dia em que a vida recomeça".

O bloqueio prolongava-se desde meados de setembro, quando a federação de gangues conhecida como G9 assumiu o controlo do terminal de Varreux, deixando o país paralisado e milhões de pessoas temporariamente sem trabalho.

A medida -- que visava a destituição do primeiro-ministro, Ariel Henry, após este ter anunciado um aumento nos preços dos combustíveis -- forçou postos a fechar, hospitais a reduzir serviços críticos e empresas, incluindo bancos e supermercados, a limitar horários.

O bloqueio agravou também um surto de cólera que matou dezenas de pessoas devido à impossibilidade de as empresas distribuírem água potável.

No início desta semana, depois de o G9 ter anunciado o levantamento do bloqueio, na sequência de confrontos com a polícia que tentava recuperar o controlo da área, cerca de 400 camiões fizeram fila para abastecer no terminal de Varreux, de onde saíram escoltados por um comboio policial para postos de combustível na capital e outros pontos do país.

De acordo com a AP, os camiões distribuíram milhões de litros de gasóleo e de gasolina, pelos quais muitas pessoas esperam hoje "em filas sob um sol forte", temendo que os combustíveis pudessem esgotar.

As autoridades daquele país anunciaram que a primeira remessa de combustível foi para abastecer principalmente fábricas, hospitais e instituições públicas e, na terça-feira, o Ministério do Comércio e Indústria haitiano informou, em comunicado, que os dias 09 a 11 seriam dedicados ao abastecimento dos postos de combustível.

Leia Também: Guterres diz que Haiti atravessa "situação de pesadelo"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas