Quando chegou a Taipei, em 2008, Tuan Tuan e Yuan Yuan foram símbolos de boas relações diplomáticas, oferecidos pela China a Taiwan como um gesto de aproximação. Catorze anos depois, e com as relações entre os países num ponto de enorme tensão, Tuan Tuan morreu, aos 18 anos, após uma doença prolongada.
Segundo a BBC, o panda macho estava doente desde agosto, quando os veterinários do zoo de Taipei começaram a verificar que sofria várias tromboses e ataques. Taiwan e China colaboraram momentaneamente, com Pequim a enviar especialistas para tentar tratar o animal.
No entanto, o seu estado de saúde continuou a piorar, especialmente ao nível neurológico. Disse o zoo que a condição de Tuan Tuan era "irreversível" e o animal já não tinha "qualidade de vida".
Em média, os pandas vivem entre 15 a 20 anos, mas os espécimes que crescem em cativeiro e sob o cuidado de humanos conseguem chegar aos 30 anos.
China gifted a panda couple to Taiwan in 2008.
— DW News (@dwnews) November 20, 2022
Together, their names meant reunion — a gesture symbolizing rapprochement between the governments.
Today, one of them, Tuan Tuan, died pic.twitter.com/uuIkUkpU7Z
Em 2008, a China ofereceu Tuan Tuan e a parceira, Yuan Yuan, como uma demonstração de boas relações diplomáticas com Taiwan, uma região que os chineses continuam a considerar sua e não como um país independente. Já no zoo da capital taiwanesa, Yuan Yuan teve mais duas crias, Yuan Zaibap, em 2013, e Yuan Bao, em 2020.
É comum a China 'usar' pandas para melhorar relações com outro país. A espécie é muito protegida em território chinês, já que o seu habitat natural é constantemente ameaçado, pelo que é comum que os jardins zoológicos internacionais devolvam os pandas passados alguns anos para que os animais possam contribuir para o programa de reprodução das autoridades chinesas.
Nos últimos anos, as tensões diplomáticas entre Pequim e Taipei tornaram-se ainda mais crispadas. O presidente Xi Jinping tem sido muito claro quanto às intenções da China de recuperar a ilha (que se tornou num Estado independente em 1949 após a guerra civil, ganha pelos comunistas liderados por Mao Tse-Tung), e os chineses têm invadido constantemente os espaços marítimo e aéreo de Taiwan durante exercícios militares ou visitas de líderes estrangeiros (especialmente norte-americanos).
Curiosamente, a BBC refere que os nomes de Tuan Tuan e Yuan Yuan significam 'reunião' e 'unidade', respetivamente.
Segundo as autoridades chinesas, estima-se que existam cerca de 1.800 pandas em estado selvagem e cerca de 500 vivem em zonas protegidas na região de Sichuan.
Leia Também: Taiwan. EUA avisam que estão preparados para eventual ataque chinês